SECTEC e órgãos vinculados se reúnem para definir estratégias de Ciência e Tecnologia

SECTEC e órgãos vinculados se reúnem para definir estratégias de Ciência e Tecnologia
setembro 01 22:26 2011

Sectec3A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), Olga Maria Lenza Simão, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 01, em um dos seus primeiros compromissos à frente da pasta, com o ex-secretário da SECTEC, João Bringel, com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Augusto Oliveira, com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra e com adjuntos da SECTEC, para traçar as ações com o objetivo de impulsionar a ciência e tecnologia no Estado.

A SECTEC é o órgão coordenador do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e tem como órgãos vinculados a FAPEMA, Uema e Universidade Virtual do Estado do Maranhão – UNIVIMA. Ela tem como missão básica gerir a política estadual de C&T, o ensino superior, técnico e profissional, bem como apoiar a pesquisa básica e aplicada.

“É uma responsabilidade muito grande assumir uma pasta tão complexa como a da Ciência e Tecnologia, mas já estamos reunidos com os adjuntos, com a universidade e com a Fapema e traçando ações e dando seguimento ao que já havia sido programa pelo secretário Bringel”, contou Olga.  

Sectec2Ela destacou entre as ações importantes já em andamento a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro, e o Programa Maranhão Profissional, que já está com vários cursos em andamentos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. “O que temos a fazer é dar continuidade ao que foi programado”, enfatizou Olga.

Durante a reunião, o reitor da UEMA informou à secretária que a universidade está oferecendo novos cursos no interior do estado, tendo como foco o Programa Maranhão Profissional. Entre os cursos ele citou o de Tecnologia de Alimento e Gestão Ambiental, em Açailândia, e o de Agroindústria, em São João dos Patos.

A diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, falou sobre o que já está sendo pensado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão. A meta da Fundação, que tem a parceria das universidades e de instituições privadas, é fazer um evento ainda melhor do que o do ano passado que já foi um grande sucesso e colocou o Maranhão em destaque. O estado ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking dos estados do Nordeste em número de eventos realizados durante a Semana, e o oitavo no ranking nacional.

 

  Categorias: