SECTI e FAPEMA abrem chamadas para mais três editais de incentivo à pesquisa

SECTI e FAPEMA abrem chamadas para mais três editais de incentivo à pesquisa
julho 02 18:18 2015

0editais new

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou o edital do Concurso de Selos Comemorativos, como parte das festas pelos 20 anos da Secti e 12 anos de recriação da Fapema, além de mais dois editais de bolsas de mestrado e doutorado e de iniciação científica. O secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, e o presidente da Fapema, Alex Oliveira, fizeram o lançamento dos editais nesta quarta-feira (1º), na sede da Fapema, em São Luís.

Os estudantes de pós-graduação stricto sensu do país e do exterior vão poder concorrer ao edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado, enquanto que a chamada para Bolsas de Iniciação Científica, extra cota, é voltada para as instituições de ensino superior privadas e sediada no Maranhão. Para o secretário Bira do Pindaré, o lançamento dos novos editais dá prosseguimento às ações da Fapema e amplia a transparência do trabalho de concessão de bolsas que atende diferentes seguimentos.

“Ampliamos o número de bolsas para mestrado e doutorado e de bolsas para as instituições de ensino superior da área particular e instituindo uma premiação para criação do selo comemorativo. Tudo isso está associado a um plano de governo, a um projeto de desenvolvimento do estado que não pode acontecer sem que haja desenvolvimento científico e tecnológico. Por isso o trabalho da Fapema é tão importante”, destacou o secretário.

As chamadas públicas fazem parte do pacote de 43 editais que serão lançados pela fundação, até o final deste ano, com o objetivo de fomentar a ciência, tecnologia e inovação no estado. Todos esses editais já estão disponíveis da página da fundação – www3.fapema.br, e abertos para submissão de propostas.

Atendendo reivindicações da comunidade acadêmica, este ano, a Fapema apresenta uma novidade no edital de mestrado e doutorado. É a inclusão de uma cláusula, com base em portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que permite o exercício da docência, até 20 horas semanais, desde que devidamente autorizado pelo orientador do aluno atestando que não há prejuízo para pesquisa nem para o trabalho que está sendo desenvolvido.

0assinatura

Alex Oliveira destacou que o objetivo do edital é fortalecer o ensino superior, a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores maranhenses, a partir da concessão de bolsas para alunos de pós-graduação stricto sensu. “Para este programa serão selecionados estudantes de mestrado e doutorado, vinculados a programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no país e estudantes de doutorado de programas de reconhecida excelência no exterior”, destacou Alex.

Bira do Pindaré enfatizou a importância dos editais, ressaltando que é preciso oferecer estímulos para que os estudantes e professores tenham condições de produzir conhecimento e que esse conhecimento possa servir ao desenvolvimento do Maranhão. “Por isso a oferta de bolsas para apoiar as pesquisas, incentivar a produção do conhecimento e desta forma ajudar no desenvolvimento do Estado”, completou o secretário.

Selos Comemorativos

O edital para criação dos selos comemorativos prevê um prêmio de R$ 2.500,00 aos trabalhos vencedores. Os selos serão lançados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, acontecerá entre os dias 19 a 25 de outubro.

A chamada pública ficará aberta até o dia 31 de agosto e tem o objetivo de promover as aptidões e estimular o crescimento profissional por meio da linha de ação “Popularização da Ciência” e no âmbito do programa “Mais Divulgação”.

  Categorias: