Secti e MCTI promovem seminário para apresentação de Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia

Secti e MCTI promovem seminário para apresentação de Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia
fevereiro 19 19:23 2016

palácioAcontece, na segunda-feira (22), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o Seminário de “Política e Planejamento da CT&I no Maranhão: áreas estratégias para políticas estruturantes”. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como objetivo discutir a estratégia nacional do setor e o desenvolvimento de políticas estruturantes no Maranhão, articuladas e de longo prazo.

O seminário contará com as presenças de representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Indústria e Comércio e da Defesa e deverá reunir estudantes, pesquisadores, empresários e toda a comunidade científica do Estado. O início do Seminário está marcado para as 8h30.

A abertura dos trabalhos será feita pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. O chefe de gabinete do MCTI, Carlos Augusto de Azevedo, comporá a mesa de abertura e irá apresentar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2019. Em seguida, será apresentado o plano de Metas de CT&I do Maranhão 2015-2018, pelo secretário Bira do Pindaré.

Entre as autoridades estão, ainda, o coordenador substituto da Indústria Aeroespacial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Carlos Leonardo Durans e o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, do Ministério da Defesa, coronel Cláudio Olany.

Durante o evento haverá três painéis que tratarão sobre os temas ‘Biotecnologia e Produtos Naturais’, ‘Energias Renováveis’, ‘Geofísica e Geologia’ e ‘Engenharia Aeroespacial e Tecnologias da Informação e Comunicação –TIC’s’. Participam dos painéis os professores Lívio Martins e Osvaldo Saavedra, da Universidade Federal do Maranhão; Raimundo Fortes e Rogério Moreira Lima, da Universidade Estadual do Maranhão; e Thelma Thomé, diretora-presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).

Como resultado dos debates, serão apontadas as áreas priorizadas no Maranhão e que receberão maiores investimentos por parte dos governos federal e estadual. “A partir da definição das áreas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), principal agência de fomento do Estado, será orientada a priorizá-las em seus editais”, contou o secretário Bira do Pindaré.

Programação

Manhã 8h30-12h

1) Mesa de Abertura

– Estratégia Nacional de CT&I 2016-2019
Carlos Augusto de Azevedo – Chefe de Gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
– Plano de Metas de CT&I do Maranhão 2015-2018 (Avaliação do primeiro ano)
Bira do Pindaré – Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

Painel 1
Biotecnologia e produtos naturais
Prof. Dr. Lívio Martins (UFMA)
Profª Drª Raimunda Fortes (UEMA)
Tarde 14h-17h30
Painel 2
Energias renováveis, geofísica e geologia
Prof. Dr. Osvaldo Saavedra (UFMA)
Thelma Thomé (Diretora-Presidente da GASMAR)
Painel 3
Engenharia Aeroespacial e TIC’s
– Prof. Dr. Rogério Moreira Lima (UEMA)
– Carlos Leonardo Durans (Coordenador Substituto da Indústria Aeroespacial/ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)
– Coronel Cláudio Olany (Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara/ Ministério da Defesa)

SERVIÇO:

O QUÊ: Seminário de Política e Planejamento da CT&I no Maranhão: áreas estratégias para políticas estruturantes.
QUANDO: Nesta segunda-feira (22) às 8h30.
ONDE: Palácio Henrique de La Rocque, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº, Calhau.

 

Fonte: Secti

  Categorias: