Seis novos editais estão disponíveis para inscrição

Seis novos editais estão disponíveis para inscrição
fevereiro 14 19:00 2014

Editais2014 siteApós o lançamento do pacote de editais 2014 ontem, 13, na nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, hoje (14) já estão disponíveis mais seis editais na página da Fundação. Professor/Pesquisador visitante do Exterior, Professor/Pesquisador visitante do Brasil, Desenvolvimento Científico Regional – DCR, Programa de Apoio à Elaboração de Dissertação ou Tese, Estágio de curta duração e Apoio á Realização de Eventos Científicos.

Para os editais de Professor/Pesquisador Visitante do Exterior e do Brasil serão alocados recursos que somam três milhões e 600 mil de reais, sendo um 1.800.000 para cada edital. Os editais têm como objetivo o intercâmbio de conhecimento e recursos humanos entre o Brasil e outros países, com visitas de curta, média e longa duração a instituições de Ensino Superior e a institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento. Por serem de fluxo contínuo, as inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano, sendo as análises, julgamentos e contratações ocorrendo em até 90 dias após a solicitação.

O Programa de Desenvolvimento Científico Regional – DCR tem como objetivo estimular a fixação de doutores com experiência em ciência, tecnologia e inovação, com competência profissional em instituições de Ensino Superior ou pesquisa do Maranhão, como forma de reduzir as desigualdades regionais. Já o Programa de Apoio à Elaboração de Dissertação e Tese – PAEDT apoia a execução de projetos de dissertação de mestrado e tese de doutorado, desenvolvidos por alunos vinculados aos programas de Pós-graduação Stricto sensu de Instituições de Ensino e/ou Pesquisa.

Alunos de Graduação e Pós Graduação podem concorrer ao edital de Apoio à Participação em Estágios de Curta Duração como forma de aperfeiçoar a qualificação acadêmica e adquirir experiência no mercado de trabalho. Os eventos científicos também são apoiados pela Fundação, através do edital AREC, que estimula a realização de congressos, seminários, palestras, entre outros.

Todos os editais podem ser conferidos na seção de “Editais Abertos” na página da Fundação, ou clicando no links acima para fazer o download em formato pdf.

 

  Categorias: