Seleção pública financia projetos com foco em combustíveis sólidos

Seleção pública financia projetos com foco em combustíveis sólidos
setembro 24 15:00 2013

CNPQ

A Chamada MCTI/CNPq Nº 75 seleciona projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de conversão de combustíveis, com ênfase em matérias-primas sólidas. Os interessados devem encaminhar até o dia 31 de outubro os formulários de propostas pela Plataforma Carlos Chagas, no Portal do CNPq.

Cada projeto deve estar alinhado com os temas do edital, buscando alcançar as aplicações especificadas: 1. Soluções energéticas usando biomassa ou combustíveis produzidos por conversão termoquímica aplicada a cadeias produtivas de minerais não-metálicos de baixo valor agregado (cerâmica vermelha, gesso e cal); 2. Eficiência energética em processo de produção e uso de combustíveis sólidos; 3. Processos de uso de carvão mineral nacional como combustíveis em termelétricas e siderúrgicas; 4. Carboquímica com uso de carvão mineral nacional.

As metas são dar sequência aos grupos fomentados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como a Rede Nacional de Combustão e a Rede Carvão, e apoiar grupos independentes. São destinados 8 milhões de reais oriundos de Ação Transversal dos Fundos Setoriais.

 

 

  Categorias: