Semana de Ciência e Tecnologia será aberta nesta segunda-feira

Semana de Ciência e Tecnologia será aberta nesta segunda-feira
outubro 20 16:56 2013

sncttSão Luís vai se transformar na capital da ciência com a abertura, a partir desta segunda-feira (21), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Governo do Estado e que acontece até sábado (26) na área externa do São Luís Shopping. A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. Uma vasta programação promete atrair um público de todas as idades, com jogos virtuais, práticas esportivas, exposição Semente Digital – uma aula de educação sobre a preservação do patrimônio histórico de São Luís -, planetário, oficinas, minicursos, palestras, apresentações de protótipos e de projetos científicos, tecnológicos e de inovação. A participação é gratuita.

Os visitantes, além de conhecer as novidades na área de ciência, tecnologia e inovação, vão poder, também, desfrutar de uma programação cultural que acontece sempre nos finais de tarde, a partir das 18h, e inclui apresentação de bumba meu boi e de bandas de música da Polícia Militar, Guarda Municipal, Casa Marista, Corpo de Bombeiros e Exército. Na abertura haverá a apresentação do Boizinho Barrica e nos outros dias novas apresentações estão agendadas para animar o público.
A abertura oficial do evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), acontece às 17h de segunda-feira. A abertura será feita pelo secretário da Sectec, José Costa e pela diretora Científica da Fapema, Claudia Coelho e deve contar com a participação de secretários de Estado, deputados, empresários, reitores, pró-reitores, pesquisadores, professores e estudantes, entre outros convidados.
Este ano a semana tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Muitas das atividades que acontecem durante a semana abordarão essa temática. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e acontece em todo o país na mesma data. Como parte das atividades da SNCT em São Luís acontece 4ª Mostra Científica do Maranhão. A partir de terça-feira (22) a programação do evento começa às 8h e se estende até às 20h.
A intenção dos organizadores é promover e disseminar as atividades em prol da ciência e tecnologia, que focam suas atividades na mobilização de crianças, adolescentes e jovens. “O diferencial da SNCT é mostrar atividades de ciência e tecnologia que, de alguma forma, contribuam com o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas”, destacou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.
Visitas guiadas-Escolas da rede pública e privada vão realizar visitas guiadas à Cidade da Ciência, montada em uma área de 5.000m², onde os visitantes vão encontrar locais reservados para a apreciação e participação de diversas atividades, dentre as quais o Planetário Móvel – sucesso de público em todas as edições do evento. Na lista das novidades, estão ambientes para a prática de jogos virtuais e a exposição Semente Digital, promovida pelo Laboratório de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão.As visitas também vão acontecer em espaços fora da Cidade da Ciência, montada no shopping. Ônibus vão levar os visitantes para conhecer, por exemplo, o Centro de Demonstração de Energia Renovável do Senai, localizado no Distrito Industrial em São Luís.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, o envolvimento das instituições e da população é de fundamental importância para o sucesso do evento. “Sabemos que o Maranhão tem grandes talentos. Temos grandes pensadores, estudiosos, que estão trazendo seus experimentos nas mais diversas áreas, e isso estará contribuindo com o nosso evento”, avaliou. “Nossa expectativa é que 60 mil pessoas visitem o evento”, completou.
São parceiros do evento o Louvre Magazine, a Embrapa, SBPC, Ifma, Uema, Ufma, UniCeuma, Faculdade Santa Terezinha, Instituto Florence, Undb, Sebrae, Senai, Eletronorte, Shopping São Luís, Corpo de Bombeiros, CLA, Icrim e as Secretarias de Estado de Segurança, Educação, Igualdade Racial, Comunicação, do Trabalho, e da Cultura. Participa, ainda, do evento a Secretaria Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2109-1433 ou pelo email snct@fapema.br

  Categorias: