Semana de julgamento de editais na FAPEMA – NIT, SCT, PRONEX e PRONEM

Semana de julgamento de editais na FAPEMA – NIT, SCT, PRONEX e PRONEM
agosto 08 13:54 2014

semana de aditaisNesta semana a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA recebeu consultores ad-hoc de diversas instituições de ensino do estado e consultores de outros estados brasileiros para realizarem o julgamento de 4 editais da Fundação.

Na segunda, 4, as propostas inscritas no edital de Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT passaram pelo julgamento. Ao todo foram inscritas sete propostas, e serão investidos R$ 200 mil, sendo que cada proposta poderá receber até R$ 50 mil.

A quarta-feira, 6 foi o dia de avaliação do edital do Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia / Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ao todo foram analisados 71 projetos, pedidos de auxílio à realização de atividades, feiras e mostras científicas no Maranhão. A comissão julgadora foi escolhida dando preferência por professores pesquisadores de todas as universidades do estado.semana de aeditais 2

Para concorrer ao edital aberto todos os anos, os projetos devem ser correlacionados ao
tema anual. Em 2014 o tema escolhido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Na quinta-feira, 7 passaram por julgamento as propostas dos editais do Programa de Apoio à Núcleos Emergentes – PRONEM e o do Programa de Apoio à Núcleos de Excelência – PRONEX, ambos oriundos de parceria entre a FAPEMA e o CNPQ.

O professor doutor Brenno Amaro da Silveira Neto, do Instituto de Química, da Universidade de Brasília (UNB) participou do julgamento. “A maioria dos projetos é de ótima qualidade, o que facilita muito o trabalho dos avaliadores. Ver projetos dessa qualidade traz um mérito muito grande para esses pesqiusadores”, declarou.

O edital PRONEM recebeu 7 projetos e para o PRONEX foram enviadas 14 propostas.

Os resultados destes editais serão divulgados em breve na página da FAPEMA na internet, na seção “Resultados Editais”.

  Categorias: