Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Maranhão começa nesta segunda-feira, 19

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Maranhão começa nesta segunda-feira, 19
outubro 18 21:02 2009

 Serão cinco dias de atividades que envolverão cerca de 10 mil pessoas. A abertura será na noite desta segunda-feira (19), às 20h, na Praça Nauro Machado, Praia Grande, em São Luís, com a presença da governadora Roseana Sarney, secretários de estado, entre eles o de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, reitores, pesquisadores, cientistas, estudantes e professores e o show da orquestra Infinity Jazz Band.verimage

 Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec) e pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a Semana tem como parceiros o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), Fundação de Amparo à pesquisa (Fapema), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Fundação Gomes de Sousa.

 Tem o apoio da Vale, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Cetecma, Estaleiro Escola, Faculdade Santa Terezinha (Cest) e Universidade Virtual do Maranhão (Univima). .

 A SNCT – 2009 acontece simultaneamente em todos o estados, sob coordenação geral do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e, este ano, tem como tema principal a Ciência no Brasil. A finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. A meta é possibilitar, ainda, que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

 Todas as atividades promovidas durante a Semana serão inteiramente gratuitas. Os interessados em participar das oficinas, minicursos e palestras devem acessar o site do evento (www.snct.ufma.br) e fazer sua inscrição. Várias atividades já estão com salas lotadas, mas ainda existem vagas.

 Cidade da Ciência

 Para a realização do evento, a coordenação local criou a Cidade da Ciência está sendo montada em São Luís com mais de 30 estandes e cinco grandes tendas que ficarão nas ruas da Alfândega, Estrela, e do Trapiche, integrando  também o Teatro João do Vale, Centro Cultural Odylo Costa Filho, Faculdade de Arquitetura da Uema, Morada das Artes e o Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma), todos na Praia Grande.

 A idéia é proporcionar ao público, que inclui crianças, jovens e idosos, um ambiente confortável e descontraído. As atividades científicas serão iniciadas na terça-feira (20) e funcionará das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

 As Praças que ficam na área da Cidade da Ciência também serão palco das atividades da Semana com a exposição de projetos como o Observatório Móvel e a réplica do avião 14 Bis, de Santos Dumont. Na Praça Nauro Machado, no mesmo palco onde acontece o show da abertura, serão realizadas apresentações culturais no final de cada dia.

 Serão realizadas mais de 100 atividades entre oficinas, minicursos e palestras, com diversos temas sendo abordados, valorizando as pesquisas e pesquisadores locais. A expectativa da coordenação do evento é que cerca de 5 mil pessoas participem diretamente das atividades. Dez mil pessoas são esperadas na visitação dos estandes nos cinco dias do evento.

 O Projeto Cinema Popular, da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), levará para o evento a apresentação de filmes nacionais e documentários do projeto Ver Ciência, do Ministério da Ciência e Tecnologia, enquanto caminhões laboratórios desenvolverão minicursos e oficinas, diretamente do estacionamento da Praia Grande.

 Além do circuito da Praia Grande, instituições como a Universidade Federal, IFET (antigo Cefet), Estaleiro Escola e Uema, realizam o Dia de Portas Abertas, atividade que também está no calendário oficial da SNCT 2009, e acontece em todo o Brasil. Nesta atividade, instituições de pesquisa mostram seus projetos para a comunidade, possibilitando uma maior integração entre elas.

 Transmissão ao vivo

 Outra ação realizada na Semana será a transmissão, via web, das atividades que mais se destacarem no evento. O projeto, encabeçado pela Assessoria de Comunicação da Sectec, tem como objetivo levar a outros municípios as informações sobre o evento e promover a integração com estas cidades.

 A TV apresentará diariamente duas edições do programa da SNCT 2009: o primeiro no final da manhã (10h30 às 12h) e o segundo no final da tarde (16h às 17h30).

 A SNCT 2009 no Brasil – o site oficial do evento já contabiliza mais de 11 mil atividades, em quase 350 cidades e mais de 500 instituições. O objetivo é despertar a atenção dos brasileiros para a ciência e tecnologia e apresentar à população pesquisas realizadas em todo o país. 

  Categorias: