Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão será aberta nesta segunda-feira, 15

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão será aberta nesta segunda-feira, 15
outubro 11 20:51 2012

Será aberta nesta segunda-feira (15), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e III Mostra Cientifica do Maranhão. A solenidade, que acontece às 17h, será presidida pela secretária de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec), Rosane Nassar Meireles Guerra e pelo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Antônio Luiz Amaral Pereira. O evento acontece na área externa do São Luís Shopping em um espaço de 3 mil metros quadrados onde foram montados stands, auditórios, espaços para apresentação de pôsteres, apresentações culturais, planetário e um espaço tecnológico com mesas interativa, grafite digital e aquário virtual.

Reitores, pró-reitores, pesquisadores, secretários de estado, estudantes, a sociedade em geral estão convidados a participar do evento, que é aberto ao público de todas as idades. A SNCT é promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada no Maranhão pelo Governo do Estado por meio Sectec e Fapema. O evento conta com apoio das instituições de ensino superior, CEUMA, UEMA, UFMA, IFMA, da Faculdade São Luís, Cest, Instituto Florence,  Pitágoras, CLA, Eletronorte, Cemar, SEBRAE, SENAC, SENAI, VALE, Corpo de Bombeiros e secretarias de estado, entre elas a de Segurança Pública, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Trabalho e Igualdade Racial.

O presidente da Fapema, Antonio Luiz Amara Pereira, destaca o valor da Semana. “O evento possibilita a popularização da ciência e oportuniza o conhecimento e discussão dos resultados sobre o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. È um espaço rico de conhecimento”, disse. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

estrutura_SNCTMontagem do evento – No local do evento, a montagem da estrutura está em ritmo acelerado e já começa a dar forma ao que irá se transformar: uma cidade da ciência. Serão 43 stands e mais os espaços da UEMA e UFMA. A partir deste sábado (13), os parceiros com stand na semana já poderão fazer a montagem de seus espaços. A coordenação do evento estará no local a partir das 9h. 

No ano passado o Maranhão foi o segundo estado do Nordeste com maio número de atividades inscritas durante a semana. A meta do governo do Maranhão para 2012 é alcançar o primeiro lugar no número de projetos voltados para o setor de ciência e tecnologia em todo o nordeste. Para isso o governo conta com a participação de todos que têm contribuindo para o crescimento da ciência e tecnologia no Maranhão.

Este ano a SNTC tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e as atividades que serão apresentadas são aquelas que promovam e estimulem a difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

A SNCT tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. O evento acontece paralelamente em todo o país, que já cadastrou 7.812 atividades.

Em São Luís quem for a Semana seja como participantes ou como visitante poderão escolher entre as diferentes atividades oferecidas pelo governo e por 221 instituições ligadas a área de ciência, tecnologia e inovação. Não fique de fora monte seu grupo, convide a família, leve os filhos e vá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que  acontece de 15 a 20 de outubro das 9h às 20h.

  Categorias: