Seminário avalia projetos do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem)

Seminário avalia projetos do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem)
outubro 27 18:50 2017

pronem-seminario1A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou na tarde desta sexta-feira, dia 27, o Seminário de Avaliação Parcial dos Projetos contratados pelo Edital 20/2014 do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem).

De acordo com a coordenadora de Convênios da Fapema, Marinalva Pacheco, o seminário teve como objetivo avaliar o cumprimento dos objetivos e das metodologias apontados nas propostas e o alcance dos resultados esperados com a execução dos projetos.

Ao todos foram apresentados cinco projetos: dois da área da Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Ceuma; dois da área de Ciências Exatas e da Terra da UFMA; e um da área de Ciências Agrárias da UFMA.

Foram apresentados os seguintes projetos na área de Ciências Exatas e da Terra: “Investigações em física teórica de partículas e campos, gravitação e ótica quântica”, do pesquisador Edilberto Oliveira Silva, da UFMA; e “Estudo das propriedades estruturais, magnéticas e magnetocalóricas de compostos intermetálicos nanoestruturados”, da pesquisadora Luzeli Moreira da Silva, da UFMA, representado pelo pesquisador Adenilson Oliveira dos Santos.

altNa área de Ciências da Saúde foram apresentados os projetos: “Desenvolvimento de materiais odontológicos contendo nanopartículas bioativas”, do pesquisador José Roberto de Oliveira Bauer, da UFMA; e “Aderência de Streptococus mutans e formação de biofilme me materiais adontológicos submetidos a escovação simulada: análise por microscopia eletrônica de varredura, microscopia de força atônica, microdureza vickers e microbiológica”, do pesquisador Matheus Coelho Bandeca, da Universidade Ceuma.

Também foi apresentado o projeto “Biotecnologia aplicada à sanidade e reprodução de bovinos no Estado do Maranhão”, da área de Ciências Agrárias, do pesquisador Lívio Martins Costa Júnior, da UFMA.

O Pronem visa apoiar grupos de pesquisa já instalados ou em fase inicial de implantação, com alta capacidade de produção científica e tecnológica, mas que ainda não atingiram um status consolidado que permita a submissão de propostas em ações voltadas para grupos já estabelecidos.

 

  Categorias: