Seminário de Iniciação Científica da UEMA vai até amanhã, 06

Seminário de Iniciação Científica da UEMA vai até amanhã, 06
dezembro 05 19:27 2013

noticia SEMIC site UEMADespertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação são alguns dos objetivos do XXV Seminário de Iniciação Científica- SEMIC. O evento realizado pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG, conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Instituto Superior de Educação Continuada – ISEC, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD, Instituto Superior de Educação, Assessoria e Desenvolvimento Humano – ISEADH.

Durante todo o dia uma programação extensa acontece. São 330 trabalhos e apresentações orais de bolsistas da FAPEMA, PIBIC/CNPq, UEMA e PIVIC, que exibem os resultados de pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciência Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Engenharias. Ainda na programação palestras, mesas-redondas e minicursos a respeito de temas relevantes à comunidade acadêmica, assim como apresentação de trabalhos voluntários, que serão apresentados em pôsteres.

Para Assessora de Ações Estratégicas da FAPEMA, Márcia Maciel, o SEMIC é um espaço fundamental para alunos e que agrega ações importantes. “É uma oportunidade dos alunos apresentarem as atividades realizadas em laboratório, é uma forma de promover a interação diferentes áreas, assim como de avaliação desses projetos que eles realizaram durante o período em que foram bolsistas”, disse.

No evento, os trabalhos apresentados são avaliados por professores que integram o Comitê Institucional e por um grupo de professores bolsistas de produtividade do CNPq, que no final do encontro apontarão os que mais se destacaram com base no mérito científico dentro da área de conhecimento.

Maciel explica que o SEMIC é um estimulo à pesquisa e um espaço para novos questionamentos, e que serão melhorados gradativamente. “À medida que os trabalhos são apresentados e avaliados, novos questionamentos são sugeridos como forma de melhorar o trabalho e continuar a pesquisa. É uma continuação futura para um mestrado ou doutorado”, declarou.

A FAPEMA tem contribuído e se faz presente no processo com a bolsa para alunos inseridos na Iniciação Científica. “O aluno recebe uma bolsa e não se preocupa com vínculo empregatício, assim automaticamente ele trabalha para pesquisa que desenvolve sem se preocupar com detalhes de outras origens”, observou Márcia Maciel.

O XXV SEMIC acontece até sexta-feira (6), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luis.

  Categorias: