Seminário em Brasília marca encerramento do PPG7

Seminário em Brasília marca encerramento do PPG7
setembro 23 12:51 2009

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, participa hoje (23), em Brasília, do seminário “O PPG7 e a proteção das florestas tropicais do Brasil”, que marca o encerramento do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7). O evento, que termina amanhã (24), será aberto pelo ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc.

Ele fala dos resultados e impactos gerados pelo programa em quase duas décadas e de suas contribuições à proteção das florestas tropicais brasileiras, onde foram aplicados US$ 463,1 milhões doados pelos países do G7 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido), Comissão Européia e Holanda, incluindo recursos de contrapartidas do governo brasileiro e de organizações da sociedade civil. Parte desses recursos foi administrada pelo Banco Mundial (Bird) por meio do Fundo Fiduciário das Florestas Tropicais (RFT).rio_madeira2

Além dos países doadores de recursos, o seminário reúne representantes de instituições públicas federais e estaduais, de governos dos estados da Amazônia Legal e da Mata Atlântica e de organizações da sociedade civil. Eles vão compartilhar os resultados do PPG7 a partir de exposições de temas voltados à produção sustentável, à criação e ampliação de áreas protegidas, à pesquisa científica e tecnológica para fomentar o desenvolvimento sustentável nas florestas tropicais, ao fortalecimento de organizações da sociedade civil e de instituições de meio ambiente. Além disso, debatem a sistematização e sseminação de conhecimentos para subsidiar políticas públicas na área ambiental.

Esses temas representam as linhas de ação do programa, que desde o seu início, em 1992, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) tendo suas ações executadas de forma compartilhada com os ministérios da Justiça (MJ) e da Ciência e Tecnologia (MCT), governos dos estados da Amazônia Legal e Mata Atlântica, Ministério Público e organizações da sociedade civil.

Paralelamente ao seminário se realiza a mostra PPG7: Produtos e Parcerias, uma demonstração de como o programa conseguiu aliar proteção ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas nas experiências. Na mostra estão expostos artesanatos, móveis de madeira certificada, biojóias, polpas de frutas regionais, óleos vegetais, medicamentos produzidos a partir de plantas medicinais, dentre outros. Haverá, ainda, o lançamento de publicações e vídeos que resgatam os conhecimentos produzidos pelo programa em temas estratégicos para o uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia e Mata Atlântica.

O evento encerrará com uma homenagem a técnicos, especialistas e profissionais que de um modo geral contribuíram para o PPG7, participando de todas as suas fases (concepção, elaboração e implementação) e transformando-o numa iniciativa global e inovadora que mobilizou centenas de pessoas, instituições e organizações sociais em torno do anseio de proteção das florestas brasileiras.

  Categorias: