Seminário promove conhecimento científico sobre território e desenvolvimento no Maranhão

novembro 24 19:18 2016

O Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), realiza, no próximo dia 30, o Seminário ‘Território e Desenvolvimento no Maranhão: Mudanças recentes, Novos desafios’, que discutirá conteúdo e efetividade do combate à pobreza, rumos e perspectivas da produção econômica do Estado, caminhos e possibilidades da gestão urbana e ambiental. O evento ocorrerá das 8h às 19h30, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no Centro Histórico.

“Iremos contemplar também questões como limites municipais e infraestrutura de transportes, ao tempo que tais temas se traduzem em políticas de corte espacial e constituem aspectos centrais da agenda de desenvolvimento do Maranhão”, declarou o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda.

O Imesc também comemora seus primeiros dez anos de atividades. Como órgão de referência estadual na construção de indicadores e na produção de estudos voltados para o debate qualificado, nada mais adequado que colocar a situação vivida hoje pelo Maranhão como tema central da celebração desta primeira década do Instituto.

Quatro mesas redondas serão apresentadas durante o Seminário: ‘Políticas de Combate à Pobreza no Maranhão’, com participação de: Francisco Gonçalves – Secretário Sedihpop, Talita Nascimento – IMESC e Ribamar Sá – UFMA; ‘Desafios do Planejamento e da Gestão Ambiental no Maranhão’, com participação de: Rafaela Brito – SEMA, Jorge Hamilton – UFMA, Ribamar Carvalho – IMESC; ‘Novas Estratégias de Desenvolvimento Econômico do Maranhão’, com participação de: Dionatan Carvalho – IMESC, Felipe de Holanda – Presidente IMESC e Marcelo Virgínio – IBGE; ‘Regionalização e Desenvolvimento no Maranhão’, com participação de: Ricardo Zimbrão – UFMA, Diogo Viana – SINFRA, Josiel Ribeiro – IMESC e Frederico Burnett – IMESC; finalizando com a palestra ‘Políticas de Combate à Pobreza no Brasil Recente’, que será proferida por Paulo Jannuzzi.

Inscrições 

As inscrições para o Seminário “Território e Desenvolvimento no Maranhão: Mudanças recentes e novos desafios” são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Imesc. Os participantes do evento receberão certificado de 8 horas.

Programação 

8h às 9h – Café de Boas Vindas e Credenciamento
9h às 9h30 – Mesa de Abertura
9h30 às 11h – Mesa Redonda 1: Políticas de Combate à Pobreza no Maranhão
11h às 12h30 – Mesa Redonda 2: Desafios do Planejamento e da Gestão Ambiental no Maranhão
Intervalo Almoço: 12h30 às 14h30
14h30 às 16h – Mesa Redonda 3: Novas Estratégias de Desenvolvimento Econômico do Maranhão
16h às 17h30 – Mesa Redonda 4: Regionalização e Desenvolvimento no Maranhão
Intervalo do café: 17h30 às 18h
18h às 19h – Palestra: Políticas de Combate à Pobreza no Brasil Recente
19h às 19h30 – Mesa de Encerramento / Entrega de Placas Comemorativas
19h30 – Coquetel de Encerramento: Grupo Lamparina

  Categorias: