Seminário TECNOVA-MA é apresentado às empresas vencedoras do edital no Maranhão

Seminário TECNOVA-MA é apresentado às empresas vencedoras do edital no Maranhão
agosto 08 19:23 2014

DSC 0123Aconteceu durante a manhã desta sexta-feira, 08, a apresentação do Seminário TECNOVA-MA, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA às empresas vencedoras do edital no estado.

Representantes das 11 empresas puderam tirar dúvidas e trocar experiências. A equipe da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA, a CIE, foi a responsável pelas informações repassadas.

A reunião foi aberta pela diretora administrativa-financeira da Fundação, Stael Chaves. Hallyne Moreira, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, deu início à palestra, que, entre outros assuntos, abordou questões de ordem técnica e operacional.DSC 0052

A mesma equipe, composta ainda pelos colaboradores Vinícius Noleto e Vinícius Lima, do setor de Prestação de Contas da FAPEMA, estiveram no Rio de Janeiro, em julho, para participar do Seminário TECNOVA. Na ocasião, as palestras foram direcionadas às administradoras estaduais dos recursos, na sede da FINEP – Inovação e Pesquisa, órgão do governo Federal responsável pelo TECNOVA.

“O seminário foi um momento importante, no qual foi possível repassar informações referente ao acompanhamento técnico e financeiro dos Contratos de Concessão de Subvenção Econômica, orientando quanto a correta execução e aplicação dos recursos” comentou Hallyne Moreira.

DSC 0084“Estamos falando sobre vários pontos, mas um dos mais importantes diz respeito a como lidar com as transações financeiras no uso do recurso. E como todas as mudanças operacionais devem ser registradas em relatórios, e previamente informadas à Fundação, que as analisará”, ressaltou Vinicius Noleto.

O fundador da empresa Recicle, de Açailândia, Aristóteles Palhano, conta que uma de suas maiores dúvidas era quanto à documentação. “Não sabia direito quais documentos e em que momentos apresentar, mas agora minha dúvida foi esclarecida”, disse.

A empresa que atua desde 2009 tem como carro-chefe a compra e venda de produtos recicláveis e foi aprovada no TECNOVA-MA com um projeto de fabricação do separador e processador de resíduos sólidos.

“Está é a primeira vez que participamos de um programa assim, então foi muito bom receber esse treinamento”, comentou Aristóteles.

Outra empresa presente na reunião foi a XBee Prestserv, especializada em prestação de serviços para indústria e comércio, sediada em São Luís. Rômulo Queiroz, proprietário da XBee, destaca a transparência no trato com os empresários.

“O seminário foi acima de tudo esclarecedor. Minhas dúvidas eram sobre as questões financeiras. É muito bom ter esse acompanhamento desde o início de todo o processo. Lá na frente não teremos problemas”, avaliou.

  Categorias: