Sergio Gargioni é reeleito presidente do CONFAP

março 05 20:08 2015

Durante o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), ocorrido nos dias 03 e 04 de março, em Brasília, foram realizadas as eleições para presidente e vice-presidente da entidade.

Na ocasião, foi reeleito o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, que já havia presidido o Conselho entre 2013 e 2015. Também por aclamação foi escolhida como vice-presidente Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O mandato deles vai de março de 2015 a março de 2017.

Já em relação ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), após dois meses à frente de forma interina, Francilene Garcia, da Paraíba, foi eleita como presidente.

O pleito foi realizado durante o primeiro fórum da entidade em 2015, organizado na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também em Brasília. Em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I, a dirigente, que comandará a instituição pelos próximos dois anos, afirma que é necessário uma maior articulação do Consecti junto ao Congresso Nacional e outras pastas do Executivo, mais aproximação com o Confap, assim como parcerias internacionais para incrementar o orçamento das secretarias.

  Categorias: