Setor aeroespacial receberá investimentos de IES e da Fapema

Setor aeroespacial receberá investimentos de IES e da Fapema
março 24 22:05 2010

Como desdobramento dos debates ocorridos durante o I Workshop em Engenharia Aeroespacial, que aconteceu em São Luís no início do mês, a diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra e os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, (Uema) Walter Canalles; da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Fernando Carvalho; e do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Hilton Rangel; participaram de uma reunião nesta terça-feira, 23, para tratar de estratégias em torno da formação de recursos humanos nessa área.

Reuniao-Site

Em um primeiro momento, os pró-reitores e a presidente da Fapema fizeram considerações sobre as demandas dessa formação e a necessidade de criar uma sede para a reativação do Instituto de Tecnologia Espacial do Maranhão – Itema.  Ficou acordado que a sede deverá funcionar em uma sala no Campus do Bacanga (Ufma).

Na reunião, também ficou estabelecido que a Uema, Ufma e Ifma disponibilizarão salas que funcionarão como escritório do Itema, sendo que, em cada instituição, será escolhido um coordenador para o programa.

Também serão tomadas providências como: a realização de visitas ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos; levantamentos em torno de potencialidades e necessidades da Ufma, Ufma e Ifma em termos de natureza estrutural; e as potencialidades em relação aos cursos e de pessoal das três instituições que tenham afinidade com o campo aeroespacial.

A diretora-presidente da Fapema também falou sobre a criação de um programa de mestrado entre São Luís e São José dos Campos, onde está sediado atualmente o ITA. O programa seria composto por professores locais e do ITA, que viriam à capital para ministrar os módulos do programa.

Como fechamento das atividades do I Workshop em Engenharia Aeroespacial, nos próximos dias, a Fapema vai divulgar em seu portal e em veículos de comunicação local a relação de 15 alunos selecionados para participar de um treinamento no ITA em São José dos Campos, durante uma semana, com carga horária de 30h.

 

 

  Categorias: