Sistema vai integrar dados das Fundações de Amparo à Pesquisa

Sistema vai integrar dados das Fundações de Amparo à Pesquisa
setembro 02 20:36 2010

Belém/PA – Paralelamente ao Fórum do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), acontece também em Belém/PA a primeira reunião técnica do Sistema de Informação de Gestão de Projetos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (SIGFAP).

 

O encontro tem o objetivo de apresentar o software do SIGFAP aos representantes das fundações, bem como discutir possíveis melhorias para o sistema. O evento é organizado pelas FAPs do Pará (Fapespa) e do Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), tendo como convidados as FAPs do Amazonas (Fapeam), Sergipe (FapitecSIGFAP), Piauí (Fapepi), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Paraná (Fundação Araucária), que já utilizam ou estão em processo de implantação do SigFap.

 

Segundo o coordenador de Informática da FAPEMA, Edilson Lima, que participa da reunião, o sistema é uma experiência semelhante à do Patronage, o sistema de bolsas e auxílios da Fundação. “O SIGFAP é um sistema de gestão que vai proporcionar trocas de experiências entre os estados envolvidos e otimizar o compartilhamento de dados sobre Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou.

 

O diretor científico da Fundect-MS, Marcelo Turine, explicou que a reunião do projeto SIGFAP é uma estratégia de articulação e esclarecimentos entre as FAPs convidadas sobre a nova ferramenta.

 

“Temos um grande desafio para alcançar o objetivo estratégico do projeto, que é criar uma comunidade SIGFAP com as FAPs interessadas para o desenvolvimento colaborativo do projeto, mas com a obrigação de termos uma versão única na comunidade para facilitar a integração, aperfeiçoar a gestão e otimizar o uso de recursos financeiros”, disse Turine.

 

No conteúdo de apresentação estão as principais funcionalidades e ferramentas de desenvolvimento colaborativo do SIGFapespa e do SIGFundect. A partir das experiências estaduais, os participantes da reunião irão elaborar a Constituição do Comitê Gestor e a definição da agenda de implantação do SIGFAP.

 

O SIGFAP

 

O projeto Sistema de Informação de Gestão (SIG) teve início ainda em 2003 a partir da experiência Fundect-MS em criar um programa que agilizasse a submissão, análise, julgamento e prestação de contas dos projetos submetidos pelas FAPs.

 

Em 2005, o Laboratório de Engenharia de Software da Universidade Federal do Pará (Labes/UFPA) firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e dois anos mais tarde a Fapespa entrou na tríplice parceria no desenvolvimento do software a partir do sistema Fundect on-line, iniciando sua implantação na Fapespa em 2008. As experiências somadas de cada uma dessas FAPs com o Laboratório de Engenharia da UFPA deu origem ao SigFap.

 

O sistema permite basicamente que o pesquisador ou bolsista que submeta seu trabalho a algum edital da FAP, possa gerar seu cadastro e se vincular quantas vezes for necessário aos editais lançados. Além disso, eles podem conferir se o projeto foi aprovado ou não, onde e em quais projetos o pesquisador está associado.

 

Ao final do processo o sistema finaliza uma submissão gerando um protocolo de segurança enviado automaticamente para o e-mail do proponente.

Стараясь держаться от меня "Игра черепашки ниндзя 2003 скачать"подальше, она "Скачать песню о лаки лаки"прислонилась к двери, обводя критическим взглядом "Для css bunny hop скачать"интерьер машины это явное "Linksys wrt160nl прошивка"воскресение гладкого дерматина и полированного "Видео игры assassins creed"стекла.

в голосе Джинни вновь зазвучала "Скачать игру на телефон нокиа 7230"решимость.

Сегодня утром ты вроде даже пытался "Популярные игры бродилки"ходить.

Кончилось тем, что она меня уволила.

Ореховое масло "Бесплатная программа для накрутки сердечек скачать"богато протеином, "Драйвера для usb модемов билайна"наставительно сообщил он.

Удастся выяснить, что кроется "Nokia 6303i прошивка"под действиями Ларика или нет, меня не столь занимало.

  Categorias: