SNCT MA: estrutura física do evento já está em construção

SNCT MA: estrutura física do evento já está em construção
outubro 14 21:11 2013

DSC 2904O governo do estado do Maranhão deu inicio a montagem da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2013). Túneis em estrutura metálica de alumínio em geospace – sistema indicado para cobertura de grandes espaços em eventos que exijam design arrojado e atrativo – já podem ser vistos na área externa do São Luís Shopping, onde a Semana será realizada no período de 21 a 26 de outubro. A coordenação do evento é da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior – Sectec e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA, que é responsável pela programação científica.

Na área de 5 mil metros quadrados serão montados três túneis com cobertura em lona branca anti-chamas. Dois deles com 52 metros quadrados e um central com 61 metros quadrados; lounge de entrada e túneis auxiliares de 30mx15m que vão abrigar os jogos e oficinas. A estrutura vai abrigar ainda o Planetário, que tem sido grande sucesso de público nas edições anteriores do evento; quatro auditórios, espaço com palco para apresentações culturais, espaço para apresentação de pôsteres e 64 stands, segundo explicou o arquiteto responsável pela planta do evento, Agnaldo Castro Rego.

A abertura será na segunda-feira (21), às 17h. As atividades da Semana começam no dia 22 – das 8h até às 20h. O evento, aberto ao público, vai até sábado (26). Este ano a semana tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Uma das ações da SNCT será debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

São parceiros do governo na realização do evento instituições de ensino e pesquisa, universidades, professores e pesquisadores, além de empresas públicas e privadas: o São Luís Shopping, o Louvre Magazine, a Embrapa, SBPC, IFMA, UEMA, UFMA, CEUMA, Faculdade Santa Terezinha, Instituto Florence, UNDB, SEBRAE, SENAI, Eletronorte, Corpo de Bombeiros, CLA, ICRIM e as secretarias de estado de Segurança, Educação, Igualdade Racial, de Comunicação e da Cultura. Participa ainda do evento a Secretaria Municipal de Educação.

Atrações – Uma das novidades deste ano são os espaços de jogos virtuais e jogos de mesas como tênis e futebol de mesa, e a exposição Semente Digital promovida pelo Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, sob coordenação do professor Márcio Carneiro; um projeto de Educação Patrimonial com o objetivo de sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação dos casarões históricos da cidade, procurando fazer isso através de experimentos interativos, formação de redes e registro em vídeos e fotos.

Outras atividades como visitas à subestação da Eletronorte, a Casa Solar do Senai, a laboratórios das universidades, apresentação de tecnologias, mini-cursos, oficinas, exposições e palestras sobre temas variados também fazem parte da programação oficial. Além desta, cada expositor terá uma programação específica de atividades que serão realizadas no próprio stand.

Todas as modalidades de participação são gratuitas e as escolas que desejarem agendar visita ao evento podem encaminhar email para o endereço ndc@fapema.br ou snct@fapema.br. Mais informações pelos telefones 2109-1433 e 2109-1435.

  Categorias: