SNCT: Mais de 150 trabalhos estão sendo apresentados no Seminário de Iniciação Científica

SNCT: Mais de 150 trabalhos estão sendo apresentados no Seminário de Iniciação Científica
outubro 17 10:47 2014

Quem visita a Cidade da Ciência montada no estacionamento do São Luís Shopping terá a oportunidade de conhecer o que está sendo produzido no campo da ciência e tecnologia pelos acadêmicos maranhenses.

Os trabalhos estão sendo apresentados no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), durante a 5ª Mostra Científica do Maranhão, evento que integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

PERSONAGEM ETIENEDentre os mais de 150 trabalhos apresentados, está o de Etiene Pereira Santos, estudante do curso de Biologia da UEMA. Durante sua apresentação, ela mostrou os resultados da pesquisa “Aferição da pressão arterial e avaliação do índice de massa corporal em estudantes de graduação da UEMA”, desenvolvida sob a orientação da professora Sandra Fernanda Nunes.

“Apresentar os resultados do meu trabalho durante a Semana ajuda a disseminar a pesquisa científica do nosso estado, já que aqui estão presentes universitários, professores, pesquisadores e alunos do ensino regular. Todos esses expectadores acabam sendo ferramentas na difusão dessas informações”, afirmou.

O Seminário de Iniciação Científica tem como um de seus objetivos estimular a participação dos estudantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam para o crescimento do estado, além de divulgar os resultados já alcançados pelas pesquisas.

“O papel do SEMIC é exatamente publicizar o que está sendo produzido dentro das universidades. É fundamental trazer os resultados obtidos no laboratório e no campo de trabalho para serem discutidos e avaliados durante a Semana”, explicou Márcia Maciel, assessora de planejamento da FAPEMA e coordenadora das atividades do SEMIC.

As apresentações das pesquisas, que contemplam todas as áreas do conhecimento, tais como as ciências da saúde, sociais, humanas e as engenharias, são avaliadas por pesquisadores que levam em conta tanto a desenvoltura, como o conhecimento sobre o assunto e a execução da pesquisa. O professor Silvio Gomes Monteiro, do Departamento de Biologia da UFMA e do Mestrado de Biologia Parasitária do Ceuma, é um dos avaliadores e conta que está gostando bastante da qualidade dos trabalhos.

“Há trabalhos muito interessantes sendo apresentados aqui e essa avaliação é muito importante para que esses trabalhos possam ser aprimorados, tenham ainda mais qualidade e, quem sabe, consigam publicação em uma revista científica de renome”, disse.

Etiene Santos concorda que o feedback dos pesquisadores que avaliam os trabalhos de iniciação científica ajudam a aprimorar as pesquisas e, de forma direta, a corrigir ou acrescentar pontos necessários para o aperfeiçoamento dos trabalhos.

“Estes encontros podem levar o Maranhão a desenvolver ciência de primeira linha, pois contamos com o apoio das universidades e de instituições como a FAPEMA, que possibilitam o desenvolvimento das pesquisas”, finalizou a estudante.

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estarão disponíveis até sábado (18), das 8h às 20h. Participe!

  Categorias: