SNCT de Chapadinha e Circuito Tela Verde vem com novidades este ano

SNCT de Chapadinha e Circuito Tela Verde vem com novidades este ano
outubro 14 21:49 2011

foto_campussÉ grande a expectativa de professores, alunos e comunidade do Baixo Parnaíba para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e do Circuito Tela Verde, que acontecem simultaneamente de 17 a 22 de outubro, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre as novidades reservadas para este ano, estão a participação do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado do Maranhão e a realização de palestras sobre meio ambiente em escolas da rede pública estadual e municipal de Chapadinha.

Esta é a terceira vez que Chapadinha participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, juntamente com os municípios de Caxias e Bacabal. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da FAPEMA. O objetivo principal do encontro é estimular o debate sobre ciência e tecnologia na sociedade, com enfoque sobre prevenção de riscos e redução dos impactos naturais. As atividades serão realizadas simultaneamente no auditório do prédio novo do CCAA, na Praça do Povo e no Fórum de Chapadinha.

“Queremos aproximar a comunidade chapadinhense dos setores que trabalham com o meio ambiente e também chamar atenção para as mudanças ambientais que estão ocorrendo no país”, explicou Cláudio Gonçalves, professor do curso de Ciências Biológicas do CCAA e um dos organizadores do evento. Além de comunicações orais, conferências, minicursos e confecção de painéis, serão realizadas atividades culturais paralelas em todos os dias do evento, com a participação de vários artistas locais.

De acordo com o professor, a edição local da SNTC este ano deve atrair praticamente o dobro de participantes das edições anteriores. “Tivemos um crescimento extraordinário de público este ano, com mais de 300 pessoas inscritas. Nossa expectativa é de que a semana tenha aproximadamente 400 participantes, o que representa um sucesso em relação a outros eventos realizados aqui no Campus de Chapadinha”, comemora o professor Cláudio Gonçalves. 

Durante a semana, diversos temas ligados ao meio ambiente serão debatidos pelos pesquisadores, tais como: “Conservação x agricultura e o Novo código florestal”, “Impactos ambientais em ecossistemas naturais: crescimento urbano versus degradação”, “Mudanças climáticas e Atividades agropecuárias”, entre outros. Além de estudantes e professores da UFMA, o evento também contará com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Chapadinha e Instituto Federal do Piauí.

Circuito Tela Verde – O circuito tela verde é vinculado ao MEC e ao IBAMA, e tem como objetivo levar cinema de caráter educativo para a comunidade. Durante o encontro, serão exibidos documentários e apresentados pôsteres com temática sobre meio ambiente e preservação ambiental. Podem participar da SNTC de Chapadinha estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral.

 

  Categorias: