Stand Inovação da FAPEMA apresenta projetos de tecnologia na FECOIMP

Stand Inovação da FAPEMA apresenta projetos de tecnologia na FECOIMP
setembro 19 21:48 2014

DSC 0838Desenvolvimento sustentável é o foco do stand Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA na 14ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz – FECOIMP, uma mostra dos resultados alcançados com os editais voltados às micro e pequenas empresas do estado.

Editais de subvenção econômica como PAPPE Integração e Tecnova- MA, ambos voltados para micro e pequenas empresas estão sendo mostrados ao público da Feira.

Uma das empresas apoiadas pela FAPEMA, e presente no stand Inovação, a Enova Energia, contemplada em 2012 com o Edital PAPPE Integração, foi convidada para falar sobre o apoio do Governo do Estado, e sobre seu trabalho, na conferência sobre empreendedorismo, no auditório do Centro de Convenções, onde acontece a Fecoimp.

“Desenvolvemos um projeto de produção de turbinas eólicas com tecnologia local, e voltada para as características do Maranhão, onde os ventos tem, em média, 20km/h. Pensamos nosso produto para ter o melhor custo benefício, com assistência local, o que diminui os custos, além, é claro, da produção de uma energia limpa. A FAPEMA acreditou em nosso trabalho e agora podemos dar esse retorno para o estado”, explica Cláudio Martins, um dos sócios da Enova.DSC 0760

No stand da FAPEMA também são mostrados todos os programas da Fundação, desde os voltados diretamente para estudantes e pesquisadores até os voltados ao empreendedorismo, como o Tecnova-MA, que esse ano selecionou 11 empresas do estado com projetos inovadores de serviços e produtos.

Ainda no stand Inovação é possível conhecer o trabalho da 3A Locação de Serviços e Inovação Tecnológica, igualmente apoiada pelo PAPPE: um motor a ar comprimido e um biodigestor celular, o primeiro uma alternativa não poluente e com grande desempenho aos motores convencionais, já o segundo transforma resíduos orgânicos em energia.

“Nosso stand é um canal de disseminação da cultura de empreendedorismo e inovação, crescente no Estado do Maranhão. É uma maneira de informar o público sobre o apoio destinado às micro e pequenas empresas que tem bons projetos e estão à procura de recursos financeiros”, endossou Hallyne Moreira, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA.

  Categorias: