Divulgado resultado do Edital Tecnova

Divulgado resultado do Edital Tecnova
abril 16 12:41 2014

tecnovalogo201A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão torna público o resultado do edital Programa de Apoio a Inovação em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Tecnova-MA.

Foram recebidas inicialmente pela Fundação, 30 propostas. Sendo que destas, 14 foram selecionadas para contratação.

O edital Tecnova é fruto de uma parceria entre o governo federal, por meio da Agência Brasileira de Inovação – Finep e os governos estaduais.

No Maranhão, o órgão responsável por gerir os recursos recebidos foi a FAPEMA, indicada pelo governo do Maranhão. A FAPEMA recebeu também a parceria da Fiema e do Sebrae para o assessoramento a empresários na elaboração dos projetos, entre outras questões.

Nos dias 19 e 20 de março aconteceu o julgamento para a seleção dos projetos que receberiam os recursos provenientes do Tecnova. O financiamento para o programa chega ao total de R$ 4 milhões.

Na ocasião estiveram presentes a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, o chefe substituto do Departamento de Operações e Subvenção da Finep, Richard Corrêa, a coordenadora de Inovação e Tecnologia do Senai, que na reunião, representou a Fiema, Scheherazade Bastos, João Berto, consultor do Sebrae, além de consultores de várias instituições de ensino/pesquisa do estado.

O Tecnova está voltado para microempresas e empresas de pequeno porte. O objetivo do edital é gerar inovação dentro dessas empresas, sendo que os recursos recebidos pelos empreendimentos selecionados são na modalidade subvenção econômica, ou seja, não há necessidade de reembolso de recursos.

O representante da Finep, Richard Corrêa declarou que o edital Tecnova é uma boa oportunidade para os pequenos empreendimentos: “normalmente microempresas e empresas de pequeno porte ainda não tem garantias para a aquisição de empréstimos ou financiamentos. Nesse sentido, o Tecnova surge como uma possibilidade para esses empresários adquirirem recursos não reembolsáveis, que servirão para desenvolvimento da pesquisa e inovação dentro de suas empresas”.

No Maranhão, o Tecnova foi divulgado aos empresários locais por meio de palestras realizadas na capital e para alguns interiores e a participação do público foi considerada boa.

“Pelo número de pessoas que tivemos nas palestras de divulgação, podemos ver que o interesse está sendo despertado nos empresários e até mesmo na academia. Já tenho acompanhado o Maranhão há alguns anos e a evolução dos números confirma o aumento do interesse”, afirmou Richard Corrêa.

Confira o resultado na seção “Resultado Editais“, no portal FAPEMA, ou clique aqui.

  Categorias: