Terapia celular para lábio leporino

Terapia celular para lábio leporino
outubro 27 12:53 2009

O Brasil acaba de obter mais um grande avanço na área de terapias celulares. Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram, pela primeira vez no mundo, produzir ossos a partir de células-tronco isoladas do músculo do lábio. A técnica poderá ser usada para o tratamento menos invasivo de deformidades no crânio e rosto, como o lábio leporino – fissura no lábio ou no céu da boca.

O uso de células-tronco para gerar ossos usados no tratamento de lábio leporino não é novidade entre cientistas norte-americanos. No entanto, o procedimento adotado por eles é doloroso: são retiradas células da medula óssea por meio de agulhadas na região da bacia do paciente. A nova técnica, desenvolvida pela cirurgiã-dentista Daniela Franco Bueno, sob a coordenação da bióloga Maria Rita Passos, ambas do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, tem por objetivo facilitar o procedimento e reduzir ao mínimo a dor do paciente.celulas_tronco

Durante sua pesquisa de doutorado na USP, Bueno acompanhou cerca de 120 bebês, entre três e quatro meses de vida, que se submeteram a cirurgias de reparação de lábio leporino no hospital Sobrapar, em Campinas (SP). Com a autorização dos pais, foi retirado um pedaço do músculo do lábio das crianças, que normalmente é descartado durante a cirurgia. As células-tronco do músculo foram então isoladas e submetidas a um processo de diferenciação em laboratório e, em 21 dias, originaram células ósseas.

Em uma segunda fase, as células-tronco foram implantadas em orifícios feitos no crânio de ratos sobre um suporte composto de colágeno moldado para preencher a fissura. O resultado foi positivo: as células humanas se diferenciaram, se multiplicaram e geraram tecido ósseo. “Ao implantarmos as células-tronco indiferenciadas associadas ao suporte de colágeno no orifício, o próprio corpo sinaliza para que elas virem osso”, explica Bueno.

Tratamento menos invasivo

A descoberta será uma alternativa menos invasiva à cirurgia de reparação de lábio leporino. No tratamento tradicional, são necessárias três intervenções cirúrgicas. A primeira, feita aos três meses de vida, e a segunda, aos doze meses, apenas reparam a fissura do lábio e o céu da boca, respectivamente. Já na última, realizada quando o paciente tem entre 8 e 12 anos, é preciso retirar fragmentos de osso da bacia para serem enxertados no rosto. Com a terapia celular, não será necessário fazer o enxerto e a criança receberá apenas o implante de células-tronco, armazenadas desde a época da primeira cirurgia.

“Ao conseguirmos isolacelulas_tronco_osso_cranior as células-tronco do paciente, armazená-las e depois usá-las para fazer osso, eliminamos completamente a necessidade de remover tecido ósseo de uma região doadora e promovemos o restabelecimento do osso da mesma forma”, diz a pesquisadora.

Embora o foco da pesquisa brasileira seja o tratamento do lábio leporino, essas células também poderão ser usadas para outros fins, como a criação de ossos para suporte de implantes dentários. Mas não se sabe se a técnica servirá para restaurar grandes fissuras ósseas. Por enquanto, ela será usada apenas para pequenas reparações. “Ainda não testamos em animais a produção de ossos longos, mas é provável que se obtenha um bom resultado”, acredita Bueno.

Além de se transformarem em ossos, as células-tronco do músculo que contorna a boca têm potencial para originar tecidos musculares, cartilaginosos e adiposos. A técnica brasileira já está patenteada e a perspectiva é que a terapia seja aplicada em humanos já no início de 2010 no Hospital das Clínicas de São Paulo. Para isso, só falta a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Ты оставляешь мне мало выбора, "Флеш игра молния"но то же самое "Скачать книги чехова"относится к твоим друзьям.

Полагаю, я даже обменялся несколькими словами с "Скачать песню беспощадная сука стерва"вами.

В поселке Вуден, что в Восточной Валахии, крестьяне с удивлением наблюдали, "Библиотека бесплатных аудиокниг скачать"как точно в центре ярмарки, "Лучшие игры 2010 на пк"собиравшейся здесь раз в неделю, произвел посадку демон.

И чем больше я "Скачать fire"всматривался, тем больше ощущал, что заклинание было "Книги олма медиа групп"скроено специфически, чтобы окутать именно "Уличные танцы скачать саундтреки"меня.

Корнглоу начал оправдываться, и, конечно, решил свалить всю вину "Скачать песни из фильма закрытая школа"на женщину, как это делало большинство мужчин во все времена.

Он "Скачать фильм мстители бесплатно в хорошем качестве"услышал щелчок выключателя, увидел отблески света из-за массивного тела Бушона.

  Categorias: