Teses de Doutorado podem concorrer ao Prêmio Fapema

Teses de Doutorado podem concorrer ao Prêmio Fapema
julho 30 19:42 2013

premio2013

O Prêmio FAPEMA chega a sua nona edição consolidado como a maior premiação científica do Norte/Nordeste. Em 2013, ano que traz como tema “Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão”, serão distribuídos R$220 mil em premiações em dinheiro entre nove categorias.

Uma delas, a categoria Tese de Doutorado, vai reconhecer os melhores trabalhos de alunos de doutorado que tenham concluído o curso entre junho de 2012 e julho de 2013, em programas de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa, reconhecidos pelo MEC/CAPES, preferencialmente sediadas no Estado do Maranhão.

O prêmio será concedido ao trabalho com maior pontuação e melhor colocação (1º lugar), contemplando tanto o aluno como orientador, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Saúde.

Um dos vencedores dessa categoria foi o médico veterinário Fernando Andrade Souza, que realizou uma pesquisa sobre os fatores que interferem na qualidade do sêmen bovino. “Uma dos maiores benefícios do prêmio é a visibilidade que ele dá ao nosso trabalho. Vou incentivar todos os meus alunos do mestrado a concorrerem também”, disse o pesquisador que conquistou o prêmio, em 2011, na área de Ciências Agrárias.

Para Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil, vencedor da categoria na área Ciências Sociais, em 2012, a visibilidade é apenas um dos pontos positivos. “O Prêmio FAPEMA é uma forma de reconhecer nossos esforços, de valorizar nosso trabalho que não envolve apenas o ensino, mas a criação de um novo conhecimento”, disse o pesquisador, que realizou o estudo “O Reggae no Maranhão: Música, Mídia, Poder”.

As inscrições online no site da Fundação vão até o dia 02 de agosto, os resultados começam a ser divulgados no dia 27 de setembro e a cerimônia de premiação acontece no dia 10 de novembro.

  Categorias: