TORNAR-SE MARANHENSE!

junho 28 13:29 2017

alex-oliveira-cidadaoA nossa homenagem hoje vai para você, Alex Oliveira, paraibano com orgulho de SER PARTE DESSA TERRA. O título de “cidadão maranhense” que hoje recebe, vem coroar o seu QUERER e o SEU BEM QUERER pelo Maranhão. Lugar, para onde você veio por paixão aos azulejos, sobrados, ladeiras, mirantes e tudo o mais que encanta quem aqui chega prenhe de sensibilidade para ver além do que é visível.

Você, Alex Oliveira, na mais completa tradução de totalidade, buscou compreender a alegria, os saberes, fazeres e prazeres de um povo que mesmo marcado pelas dores e saudades de que fala o poeta Sousândrade, sabe evocar a felicidade.

E embalado pelos sotaques do bumba-boi, pela ginga da capoeira do Laborarte (com ternura especial ao seu companheiro, Mestre Patinho), pelos ritmos do reggae que nos aproximam da Jamaica, pelo carnaval com tanta singularidade e muitos outros ritmos, você foi construindo a identidade de maranhense; na maranhensidade que nasce do encontro, do sentir-se e do pertencimento. Identidade que não é dada a priori, uma vez que é escolha.

E nessa escolha, você constrói laços de amizades, parcerias ealianças pautadas em convicções que por vezes o endurecem com ternura, com rebeldia, com “arengas” (como costumam dizer os paraibanos), mas, sempre com a certeza dos caminhos escolhidos.

O seu compromisso com o Maranhão, o fazem o profissional respeitado (arquiteto, professor, pesquisador e gestor) que és; com seus limites e aprendizados cotidianos, mas também e especialmente, com as contribuições valorosas de quem busca sempre aprender e fazer o seu melhor.

A sua curiosidade e sede incessante em conhecer e aprender mostra as marcas inteligente de um pesquisador que vai ao encontro e que capta o objeto de pesquisa no cotidiano invisível aos olhos, pois dialoga com os sujeitos cientistas que constroem as ciências com as suas diversas sabedorias.

E esse seu engajamento politico se traduz nos estudos que faz sobre o Maranhão para compreender esse estado em sua essência e particularidades e que tem lhe permitido atuar como arquiteto que projeta os sonhos de uma amanhã que se faz hoje.

Parabéns, Alex Oliveira em nome de todos (as) que compartilham com você a atual gestão da FAPEMA. 

Silvane Magali Vale Nascimento

Diretora Cientifica

  Categorias: