Trabalho apoiado pela FAPEMA é destaque em congresso nacional de Comunicação

Trabalho apoiado pela FAPEMA é destaque em congresso nacional de Comunicação
setembro 14 17:34 2014

intercom2014O grupo de pesquisa em estratégias audiovisual na convergência (G-PEAC), do curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenado pela professora doutora Rose Ferreira, e financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), foi premiado na 37ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação (Intercom 2014), dia 5 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

O trabalho “Planejamento de Comunicação Integrada: Rádioweb Híbrida”, apresentado pelo aluno Gustavo Sampaio, levou o prêmio da 21ª Exposição experimental em comunicação (Expocom), inscrito na categoria “Plano de Comunicação Integrada”.

Para a coordenadora do G-PEAC, professora doutora Rose Ferreira, a participação do grupo em eventos como o Intercom aumenta e melhora a produção científica da Universidade. “Com isso, não é apenas o nosso grupo de pesquisa quem ganha, mas a Universidade, pois mostra o avanço das pesquisas em Comunicação, em nosso estado. A UFMA está de parabéns!“, explica a professora Rose Ferreira, que também coordena o laboratório de Rádio e o departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão.GustavoIntercom

Ela também reforçou a importância do apoio à produção científica, como o que foi dado pela FAPEMA, fundamental para o grupo de pesquisa, pois viabilizou a produção da radioweb Hibrida e a chegada do primeiro aluno bolsista no grupo.

Com o projeto Rádioweb Hibrida, já publicou 16 trabalhos e participou de eventos científicos regionais e nacionais. O grupo já havia vencido a edição regional Nordeste da Expocom, na categoria “Produção Transdisciplinar”, também estive no encontro científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), e atualmente produz para a primeira edição do encontro de Ficção científica, gêneros pós-modernos e representações artísticas na era digital, FICÇA, que será nos dias 18 e 19 de setembro, na UFMA.

Na edição do Intercom 2014, os alunos de graduação do grupo produziram trabalhos, para a Expocom, e Intercom Jr. Já as producões dos pesquisadores integrantes foram apresentadas nas Divisões Temáticas (DT’s).

“A Expocom reúne trabalhos de diversas universidades, faculdades de comunicação do Brasil e ao observar os projetos que competíamos, constatei que fazer parte de um grupo de pesquisa contribuiu consideravelmente para a conquista do Prêmio. Digo isso porque com a organização do grupo, e o apoio da FAPEMA para o estudo das potencialidades do rádio, na internet, fizeram com que pudéssemos maturar melhor os conceitos. O que nos ajudou muito na escrita do artigo, produção do plano e, particularmente, na arguição dos professores que julgavam os trabalhos na etapa nacional”, ressalta Gustavo Sampaio, estudante da UFMA, que defendeu o trabalho do grupo no Intercom 2014.

  Categorias: