Trabalhos de Iniciação Científica, apresentados na SNCT, serão reconhecidos no Prêmio FAPEMA

Trabalhos de Iniciação Científica, apresentados na SNCT, serão reconhecidos no Prêmio FAPEMA
novembro 04 19:07 2013

trofeu1No próximo dia 25 de novembro, os sete trabalhos contemplados como os melhores do Seminário de Iniciação Científica – SEMIC – organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, serão premiados durante a cerimônia do Prêmio Fapema, que acontecerá no Teatro Artur Azevedo.

Os trabalhos foram apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, encerrada no último dia 26 de outubro. Um grande público prestigiou as apresentações dos trabalhos. Segundo Márcia Maciel, assessora de planejamento da Fundação, a participação dos alunos bateu recorde e foi bastante elogiada pelos avaliadores. “Os trabalhos tiveram uma qualidade muito boa, foram bem avaliados e tiveram como principal resultado positivo, o fato de atrair muita gente para conhecer a realidade da produção científica do nosso estado”, revelou.

Os trabalhos contemplados foram nas áreas de ciências humanas, sociais, engenharias, agrárias, saúde e biológicas, além de exatas cujo vencedor foi o trabalho de Arão Alves de Farias que falou sobre “A utilização de jogos digitais como estratégia na melhoria da cognição e motricidade de idosos”, numa alusão direta à mobilidade, ao esporte, ciência e saúde como forma de promover a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.

As outras pesquisas vencedoras foram: “Princípios básicos de cartografia escolar”, de Rodrigo Lima Santos (Humanas); “O trabalho dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na cidade de São Luís – MA”, de Themis Adriana Araújo (Sociais); “Sistema de chaveamento inteligente para regulação de potência em elétrica em cargas alimentadas por célula solar”, de Francisco de Assis Serejo (Engenharias); “Status sanitário e alterações químicas do sururu comercializado nas principais feiras e mercados de São Luís – MA”, de Gabriel Gomes Leôncio (Agrárias); “Seguimento de crianças com citomegalovírus positivo em São Luís, 2012-2013”, de Thyago Rusevelt Matteuci (Saúde); e “Entomologia forense: formigas relacionadas à carcaças em decomposição”, Joudellys Andrade Silva (Biológicas).

SEMIC NA UFMA – Antes da premiação, porém, alguns dos trabalhos do SEMIC expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia poderão ser avaliados no 25º Seminário de Iniciação Científica promovido pela Universidade Federal do Maranhão. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de novembro, no Complexo Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária do Bacanga.

O evento vai apresentar os trabalhos desenvolvidos por alunos que participam do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFMA (PIBIC). Para o Maranhão, a criação do programa serviu para auxiliar na superação de deficiências locais e regionais para formação de jovens pesquisadores.

O programa, que já concedeu mais de 6 mil bolsas de Iniciação Científica, possui reconhecimento nacional em nível regional e nacional e responde pelo gerenciamento da maior quota de bolsas do CNPq (200 bolsas) e também da FAPEMA (150 bolsas), no estado do Maranhão.

  Categorias: