Três brasileiros vencem o Green Talents

Três brasileiros vencem o Green Talents
agosto 19 12:54 2009

Foram definidos os ganhadores do concurso Green Talents, organizado pelo Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha. Dentre os quinze escolhidos, entre 159 cientistas de 43 países do mundo, três são brasileiros: Juliana Aristéia de Lima, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Antonio Carlos Caetano de Souza, Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Caetano Dorea, professor da Universidade de Glasgow, na Escócia. Além dos brasileiros, foram selecionados mais 12 talentos da China, Índia, Rússia, países africanos, México, Malásia, Tailândia e Turquia.green_talents

Os participantes concorreram com projetos que mostrassem porque cada um era um talento científico, no campo da tecnologia ambiental. A Dra. Juliana Aristéia de Lima, apresentou um projeto sobre biopolímeors, como uma alternativa aos plásticos convencionais. O Dr. Antonio Carlos Caetano de Souza mostrou uma pesquisa sobre geração de hidrogênio a partir de biogás e sua associação com células de combustível. O Dr. Caetano Dorea impressionou os jurados com um trabalho de escopo internacional, para melhorar as condições de saneamento em países em desenvolvimento.

Os 15 ganhadores do concurso foram escolhidos por um júri, composto por três professores membros da Aliança de Investigação Científico-industrial (Forschungsunion Wirtschaft-Wissenschaft). Os contemplados passarão uma semana na Alemanha para o Fórum Científico Mundial, em setembro, e participarão de reuniões individuais e workshops com especialistas. Além disso, visitarão algumas universidades alemãs e marcarão presença em um simpósio com cientistas locais.

  Categorias: