UEMA cria Plug-in Ranking Block para estimular a participação dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem

UEMA cria Plug-in Ranking Block para estimular a participação dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem
julho 21 18:01 2015

0willian-mano

Com o intuito de estimular a participação dos alunos e diminuir a evasão nos cursos oferecidos na modalidade a distância, o Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveu um plug­in (ou módulo de extensão) chamado Ranking Block ou Bloco Ranking.

O Ranking Block (RB) é um programa de código aberto com elementos de gamificação criado no ano passado, pelo supervisor de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, Willian Araújo, para adicionar funcionalidade a programas mais complexos como, por exemplo, plataformas virtuais de ensino. “Esse plug­in estimula a competitividade e possibilita o destaque aos mais empenhados já que o Ranking fica visível para todos que utilizarem a ferramenta”, disse Willian Araújo.

Os elementos de gamificação do RB possibilitam a projeção de uma escala na qual são dispostos em ordem decrescente os alunos com maiores pontuações, isso acontece conforme a resolução das atividades disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ao qual o plug­in estiver integrado. No UEMANET, o LMS utilizado é o Moodle, um software livre de e­learning, onde podem ser ministrados cursos on­line.

Para a coordenadora geral do UEMANET, Profa.Ilka Serra, essa tecnologia de informação é bastante positiva porque tem também uma perspectiva administrativa, além de ser parte de um projeto maior pretendido pela UEMA de gerar cada vez mais tecnologias de suporte a EAD. “O Ranking Block incentiva a participação dos alunos, mas também contribui para a análise dos alunos que frequentam ou não o ambiente virtual de aprendizagem, gerando um panorama sobre a evasão dos cursos a distância, algo muito discutido no cenário nacional”, comentou.

O plug­in está disponível no site do Moodle para download e também no site GitHub (https://github.com/willianmano/moodle­block_ranking), este último é voltado para desenvolvedores de software.

Na plataforma Moodle, até o momento, 206 instituições de várias partes do mundo estão utilizando o Ranking Block. Já o número de downloads da ferramenta chega a, aproximadamente, 4 mil.

Atualmente, a utilização do plug­in no Moodle tem sido aplicada aos cursos técnicos ofertados pela Universidade, mas até o final do mês de agosto, também, irá integrar os cursos de graduação e as especializações EAD.

 

 

  Categorias: