UEMA desenvolve projeto de incentivo à leitura

UEMA desenvolve projeto de incentivo à leitura
março 22 13:55 2016

uemaA partir de agora, os passageiros que pegam ônibus no terminal da Universidade Estadual do Maranhão poderão aproveitar o tempo de percurso com grandes autores literários. Isso porque a Universidade está desenvolvendo o projeto UEMA letrada: a literatura em movimento, coordenado pela professora-Doutora Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita, do departamento de Letras do Centro de Educação, Ciências Extas e Naturais (CECEN/UEMA).

O UEMA letrada tem por objetivo permitir o acesso à leitura de obras existentes no expositor afixado no terminal do Campus Paulo VI, da Universidade Estadual do Maranhão. “Estamos começando com cerca mil exemplares, mas queremos ampliar para um número maior de publicações, revistas e jornais circulando nas exposições. A reposição é feita na proporção em que os livros vão sendo usados”, explica Maria Auxiliadora.

A professora-doutora revela, ainda, que o Uema Letrada: a literatura em movimento é mais uma atividade de incentivo à leitura desenvolvida pelo Departamento de Letras da UEMA, mas que tem a participação da comunidade. “Eles estão sensíveis ao Projeto. Estamos contando com o apoio de estudantes, docentes e editoras na doação do material de exposição”, disse a professora.

Como funciona – No terminal de ônibus do Campus Paulo VI existe um expositor onde os interessados podem escolher uma dentre diversas publicações à disposição. “A intenção é que o estudante pegue o livro, a revista ou o jornal que desejar, use durante o trajeto da viagem ou leve para casa, depois devolva para que outras pessoas usufruir desse benefício”, explica Maria Auxiliadora.

A professora adianta que, além de pensar em uma boa ambiência de leitura no local, pretende colocar mais expositores em outros pontos, como no prédio do CECEN e nos cinco terminais de ônibus da cidade e, até mesmo, em shopping centers. “Queremos permitir uma circulação de leitura envolvendo as pessoas não apenas para o hábito da leitura, mas para desenvolver a solidariedade com doações de novos exemplares que permitam o acesso a todos”, finaliza.

Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas por meio dos telefones 98 3244-4381 (Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis)/ 98 3257-3663 (Departamento de Letras)

  Categorias: