Uema faz primeiro depósito de patente, por meio da Fapema

Uema faz primeiro depósito de patente, por meio da Fapema
maio 19 19:32 2010

O professor da Universidade Estadual do Maranhão, Jean Robert Rodrigues, do Centro de Ciências Tecnológicas, teve o seu produto patenteado no dia 26 de abril desse ano. Esse foi o primeiro depósito de patente feito pela UEMA, com a intermediação da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fapema. O processo da patente teve início em dezembro de 2009. DSCN0654.mod.-19.05

O produto desenvolvido pelo professor consiste em um fluido de corte utilizado nos processos industriais de usinagem para refrigeração e lubrificação de ferramentas de corte. Este fluido é produzido a partir do óleo vegetal do babaçu e não utiliza substâncias dos líquidos de corte à base de petróleo. Não é prejudicial ao meio ambiente e ao homem, podendo ser manipulado normalmente durante o trabalho.

A Coordenação de Inovação e Empreendedorismo (CIE) da Fapema auxiliou todo o processo de patente do fluido vegetal, prestando um serviço de suporte ao professor Jean Robert. Em apenas um ano, a Fundação alcançou um recorde histórico: foram 11 patentes depositadas com a sua assessoria, número que corresponde a 50% do total de patentes depositadas pelo estado do Maranhão.

A CIE tem como principal função promover o desenvolvimento científico e tecnológico por meio do apoio ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica e empreendedorismo.

 

 

  Categorias: