Uema obtém nota máxima na avaliação do Enade

Uema obtém nota máxima na avaliação do Enade
outubro 14 17:53 2013

uema-enade
Foi divulgado nessa segunda-feira (7), o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2012. No Maranhão, dos 71 cursos de ensino superior avaliados, 3 obtiveram notas consideradas excelentes pelo Ministério da Educação (MEC), sendo todos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Os cursos que alcançaram nota 5 (considerada nota máxima pelo MEC) foram: Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (São Luís) e Direito, dos campi de Bacabal e de São Luís. Além deste, os cursos de Administração dos Centros de Estudos Superiores de Bacabal, Imperatriz e Timon, obtiveram nota 3 no Exame. O percentual de cursos com resultado satisfatório no Enade 2012 subiu 19,8 pontos percentuais em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos. A Uema faz parte dos 17% das instituições públicas de ensino superior que obtiveram uma nota máxima.

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior em todo o Brasil.

O Curso de Direito da Uema, tanto em São Luis quanto em Bacabal, existe há seis anos e, atualmente, possui professores efetivos e contratados de alta qualidade. Para ambos, aguarda-se a nomeação de mais de uma dezena de professores, quase todos em nível de mestrado e doutorado. Os alunos da primeira turma colaram grau recentemente e já se destacaram em seletivos, concursos e no próprio Exame da Ordem dos Advogados.

Já o Curso de Administração em São Luis, existente há 45 anos, tem em seu quadro docente aproximadamente 30 professores, dentre eles, 9 doutores. Na última avaliação do Exame, em 2009, o curso também ficou entre os melhores do país, obtendo nota 4. Tendo como origem a tradição na graduação, que já tinha sido conceito A no antigo Provão/MEC e, diante do alto desempenho obtido, o Departamento de Administração prepara uma proposta de Mestrado para 2014.

Diante deste resultado satisfatório para a academia e para a comunidade acadêmica, o reitor José Augusto Oliveira, expressa um gesto de satisfação e de dever cumprido. “Gostaria de me congratular com todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este resultado acontecesse. Em especial, nesta oportunidade com as professoras e os professores dos cursos de Administração e Direito, que acompanham de perto o desenvolvimento acadêmico de cada aluno de nossa instituição, com orientações e conselhos, servindo de mediador durante o processo de aprendizagem”. E acrescenta: “Traz-me muita alegria saber que as notas favoráveis obtidas no Enade 2012, como têm acontecido em anos anteriores, são um resultado do cumprimento de nossas obrigações de prepararmos nossos alunos para serem profissionais altamente qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”.

O professor ainda destaca: “A Uema está e quer permanecer em nosso meio educacional, exercendo a sua missão e o seu papel preponderante na transformação da vida das pessoas em nosso Estado, por intermédio da formação de recursos humanos e da geração do conhecimento”.

Prova disso são alguns avanços evidentes da Universidade Estadual do Maranhão. Ressalte-se que ela tinha em 2006, o número de 62 doutores no seu quadro docente. Hoje, apenas 7 anos depois, conta com 265 doutores e 323 mestres nas mais diversas áreas de conhecimento.

A pós-graduação e a pesquisa tem sido uma prioridade na atual gestão, haja vista que em 2006, a Uema tinha apenas 1 Curso de Mestrado, possuindo hoje, 8 cursos de Mestrado e 1 Doutorado, além de 2 propostas de novos Mestrados, sendo avaliadas pela Capes. Quanto à pesquisa, a Uema mantém 354 alunos bolsistas em Programa de Iniciação Científica e possui 54 grupos de pesquisa registrados.

Como prova do desenvolvimento da Uema de modo mais abrangente, no tocante ao resultado do Enade nos anos anteriores, destacamos alguns resultados (conceitos) de cursos para evidenciar o desempenho institucional nos últimos anos: Agronomia – São Luis e Imperatriz (4,0) ; Arquitetura e Urbanismo – São Luis – (3,0); Medicina Veterinária – São Luis – (4,0); Ciências – São Luis – (4,0); Engenharia Civil – São Luis – (3,0); Medicina – Caxias – (4,0); Pedagogia – São Luis e Bacabal- (3,0); Pedagogia – Caxias – (4,0); Musica – São Luis – (3,0); Letras – São Luis – (4,0); Letras – Balsas – (3,0); Enfermagem e Obstetrícia – Bacabal e Balsas – (3,0).

  Categorias: