UFMA e FAPEMA se reúnem para falar sobre novas iniciativas para a pós-graduação na capital e no interior

UFMA e FAPEMA se reúnem para falar sobre novas iniciativas para a pós-graduação na capital e no interior
outubro 28 15:54 2021

Foi realizada, na manhã de terça-feira, 26, no gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, uma reunião entre o reitor Natalino Salgado e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Santos, para falar sobre as ações realizadas em parceria com a UFMA e debater sobre novas iniciativas para este ano e para o ano de 2022.

O presidente da Fapema elogiou o aumento gradual das bolsas de graduação, de mestrado e doutorado e o lançamento das bolsas de inovação na UFMA, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e falou sobre novas propostas da Fapema para a UFMA e outras instituições do estado, como novas bolsas de mestrado e de inovação tecnológica; editais de professor-visitante para docentes doutores de outros estados do Brasil e do exterior, para atuarem tanto na capital maranhense, quanto nos campus do continente; incentivos para publicações científicas de pós-graduação; e a criação de polos de inovação científica em municípios do interior do Maranhão, com a participação de outras instituições de ensino superior do estado.

André Santos pontuou que, inicialmente, a Fapema entrará com o suporte de mais dez bolsas para o Pibiti da UFMA, em áreas em que a Universidade avaliará a distribuição e lançará a oferta por meio de editais. “Quando se pensa em pesquisa científica maranhense, observa-se que 70% é a UFMA que gera. É a maior universidade, a que tem o maior número de docentes, de alunos, então mais que justo ajudar mais fortemente nesta ação da instituição”, comentou.

O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, realçou a relevância da união da UFMA com a Fapema. “A visita do professor André é muito importante, veio trazer algumas novidades que a Fapema pretende lançar neste ano e no próximo. São propostas bastante atrativas, de trazer recursos humanos qualificados para os programas de pós-graduação e para a graduação, e a melhoria do quantitativo de bolsas para a pós-graduação e para a iniciação científica e tecnológica, fortalecendo nossa parceria entre UFMA e Fapema para ações futuras, o que ajuda muito o desenvolvimento do estado”, declarou.

Estiveram presentes também o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; o superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; o assessor de Representação Institucional, Arkley Bandeira; a diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Ageufma, Teresa Franco; e a diretora de Pós-Graduação da Ageufma, Flávia Nascimento.

 

Fonte: Luciano Santos e Jáder Cavalcante (Ascom/UFMA)

  Categorias: