UFMA premia pesquisadores que se destacaram em 2013

UFMA premia pesquisadores que se destacaram em 2013
dezembro 19 17:17 2013

editada pro qualiA solenidade de premiações do Mérito Científico Professora Maria Ozanira da Silva e Silva dos Editais Enxoval e Pró-Publicação realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório Central Castelo Branco, movimentou a comunidade acadêmica. A premiação foi promovida pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como objetivo premiar pesquisadores da UFMA, que se destacaram pela relevante produção científica nas grandes áreas do conhecimento e por suas contribuições à Ciência e à Tecnologia.

O Comitê Assessor do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA-PROQUALI foi responsável por selecionar os docentes que receberam a premiação e ainda um auxílio pesquisa para o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa. “A preimação de hoje tem vários simbolismo e um deles é a consolidação de nosso projeto de investimento, além de ser importante ampliar a nossa pós-graduação em stricto sensu, mestrado e doutorado”, declarou o reitor da UFMA, Natalino Salgado

O reitor ressaltou que é a primeira vez na história da Pós-Graduação um prêmio Científico que recebe o nome da Professora Ozanira Silva, que é exemplo na área da pesquisa e desenvolvimento ético e dedicação universidade e ao mesmo tempo homenagea outros professores, entrega de premiações e de enxoval que são incentivos para professores. Segundo ele, esse projeto tem ajudado a viabilizar e consolidar como política pública. E isso vem cada vez mais ampliar nesse universo perspectivo para que universidade possa ser uma produtora do conhecimento da ciência e d inovação. Ele fez questão de lembrar as parcerias. “As parcerias com CAPES, CNPq e FAPEMA qeu tem nos dado bastante suporte nos editais, nas bolsas de nossos pesquisadores,nossa Pós-Graduação. Uma parceria que vem dando certo”, afirmou.

A Diretora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Cláudia Alves, pontuou a parceria com a UFMA. “A FAPEMA tem contribuído substancialmente através de auxílios, editais e com um quantitativo de bolsas em instituições públicas e privadas. A UFMA tem sido beneficiada com esses editais”, observou. Ela disse ainda que no momento em que se avalia a Pós-graduação o Prêmio contribui para que os pesquisadores se sintam mais entusiasmados em realmente publicarem seus trabalhos. “Esse é o reconhecimento que a gente espera que tenha cada vez mais e que produza não só para instituição, mas também para ciência”, declarou da diretora.

Participaram da solenidade, além do reitor da UFMA, Natalino Salgado, e da diretora científica da Fundação, Cláudia Maria Alves, que na ocasião representou a presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva e o consultor sênior do PROQUALI, Emídio Cantídio;

O Prêmio homenageou também o antropólogo Sérgio Ferreti, que agradeceu o reconhecimento. “Eu estou muito contente e satisfeito pelo reconhecimento da Universidade. É um apoio pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo a muito tempo. Quanto ao mérito científico é um estímulo e tanto para os recém-doutores que estão voltando”, observou o antropólogo.

A homenageada Ozanira Silva contou sobre os 47 anos dedicados integralmente à instituição com dedicação integral na tentativa de contribuir com questões sociais.E considera um reconhecimento que representa estímulo e aumenta responsabilidade que tem com a universidade, alunos, professores e com a sociedade brasileira.”Meu trabalho é um trabalho coletivo, de um grupo de pesquisa de várias pessoas que trabalham juntas e que estão na interlocução acadêmica, então sem esse trabalho coletivo, não existiria minha indicação. Minha indicação é expressão de um trabalho coletivo”, falou.

  Categorias: