Ufma promove olhares curiosos sobre ciência astronômica durante SNCT

Ufma promove olhares curiosos sobre ciência astronômica durante SNCT
outubro 19 17:04 2012

 

observao“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. A frase imortal é de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. O feito histórico desse astronauta aumentou ainda mais a curiosidade da humanidade sobre astronomia. E pensar que tudo isso pode começar com uma observação diferente para o céu. Com esse propósito de promover mais olhares curiosos sobre a ciência astronômica, disseminando o conhecimento, o Laboratório de Observação Astronômica do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN-UFMA) junto ao departamento de Física da UFMA esteve ontem à noite na III Mostra Científica do Maranhão, evento aberto ao público, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até sábado (20), na área externa do São Luís Shopping.

Na ocasião, o professor do Laboratório de Observação Astronômica do Colégio Universitário da UFMA, Jaldy Varela, comentou que a participação de jovens em eventos como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desperta ainda mais o interesse de jovens por essa ciência fascinante que é a astronomia.SNCT___4_dia-160_ “Com esse telescópio (Goto XLT800), podemos aproximar em até 800 vezes o objeto apontado, dá para observar as crateras da Lua perfeitamente e enxergar outros planetas como Marte, Urano, Saturno, Júpiter, Vênus e Mercúrio”, explicou o professor.

Jaldyr Varela disse ainda que essas iniciativas de popularização da ciência proporcionaram bons resultados para os estudantes maranhenses. “Começa assim, tendo a curiosidade de observar o espaço. E depois que foi iniciado esse projeto de observação dos astros, o número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) cresceu, consideravelmente, nos últimos anos, onde já temos estudantes medalhistas na Olimpíada”, acrescentou Varela.

O projeto Laboratório de Observação Astronômica é aberto a toda comunidade, ou seja, alunos de outras escolas também podem participar.  A acadêmica Nayra Oliveira viveu a experiência de observar os planetas pela primeira vez durante a SNCT. “É uma sensação maravilhosa. Dá para imaginar a felicidade de Neil Armstrong ao pisar na lua”,disse entusiasmada Nayra.

 

  Categorias: