UFMA realiza 28ª edição do Seminário de Iniciação Científica

UFMA realiza 28ª edição do Seminário de Iniciação Científica
novembro 04 14:11 2016

altNovembro é mês da 28ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), maior evento da área no Maranhão. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), o evento ocorrerá entre os dias 22 e 25, no Centro Pedagógico Paulo Freire, Cidade Universitária.

O SEMIC, constitui-se de um momento para apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no período de agosto de 2015 e julho de 2016, propiciando o intercâmbio entre discentes e docentes da UFMA e de outras instituições do estado.

O evento conta com minicursos e palestras ministrados por eminentes pesquisadores e professores da área e a palestra de abertura será no dia 22, às 16h, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, e será ministrada pelo professor da UFMA, Antônio Augusto Moura da Silva, que discorrerá sobre a temática “Como redigir um Artigo Científico”.

Antônio Augusto Moura é doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal na National Perinatal Epidemiology Unit, na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: baixo peso ao nascer, mortalidade infantil, prematuridade, cesariana e obesidade.

Atualmente coordena o segundo estudo de coorte perinatal de São Luís (estudo Brisa), iniciado em 2009, com o objetivo de estudar novos fatores de risco para nascimento pré-termo.

Confira informações sobre outras palestras e minicurso do XXVIII Semic:

Palestra “Da iniciação científica a criação de startups”

Professor Hélio Trindade de Matos (UFMA)

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove/SP) é, mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de gestão comercial e administrativa, e é professor universitário e pesquisador da área de empreendedorismo com foco em desenvolvimento regional, inovação e gestão de MPEs.

Palestra “Os ganhos da Pesquisa em Inovação”

Professor Antônio Oliveira de Carvalho (Unijorge/BA)

Atualmente é doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove/SP) e tem mestrado em Administração pela Universidade Salvador (Unifacs/BA). Atualmente é professor de cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e cursos de Pós-Graduação da Universidade Salvador (Unifacs), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), da Universidade Salvador (Unifacs) e da Faculdade da Cidade do Salvador (FCS). É consultor organizacional, membro Associado do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização (IBCO), diretor geral e consultor sênior do Instituto Sapiência e atua nas áreas de finanças corporativas, gestão estratégica, elaboração de estudos econômicos, elaboração de projetos e planos de negócios para empresas, organizações não governamentais e organismos governamentais.

Palestra “A patente como estratégia de Inovação Tecnológica”

Professora Maria da Glória Almeida Bandeira (UFMA)

Possui doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), com área de concentração em Tecnologia de Pescado. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, água, alimentos, pescado, tecnologia, qualidade e microrganismos.

Minicurso “Portal Periódico da Capes”

Professora Elaine Pereira Souza (Analista em C&T da Capes)

Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atualmente é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e Analista em Ciência e Tecnologia (C&T) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Ciência da Informação e História da Ciência, com ênfase em Classificação do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, áreas do conhecimento, sistemas de classificação, tabela de áreas do conhecimento e ciências de interface.

  Categorias: