UFSCar: Livro aborda estratégias didáticas para o ensino da Física

abril 18 14:14 2018

A professora Maria Gebara, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o professor Jesús Meneses, diretor do Departamento de Didáticas Específicas da Universidad de Burgos (UBU), na Espanha, se uniram na organização da coletânea “Estrategias didácticas para la enseñanza de la Física”. No livro, são apresentadas propostas, no âmbito da Física, de atividades para os alunos, orientações sobre a utilização em sala de aula das estratégias abordadas, além de uma ampla informação bibliográfica sobre essas estratégias.

“Ao longo dos capítulos são indicadas inúmeras referências para se aprofundar no assunto. Há também uma proposta de atividade para sala de aula, a título de ilustração”, detalha Gebara. Um dos vários recursos discutidos no livro, por exemplo, são os filmes de ficção científica (FC) nas aulas de Física. “Discute-se o porque de filmes de FC; as relações entre Ciência e cinema na história; como são produzidos esses filmes; o que caracteriza um filme de FC; quais as contribuições para as aulas de Física; o papel do professor como mediador quando opta pelo uso de filmes de FC; e como filmes de FC podem afetar a percepção de Ciência”.

O livro foi lançado em janeiro deste ano, nos dois formatos – e-book e livro físico -, ambos disponíveis no site da Unebook (https://bit.ly/2J5dW6V), e se destina a futuros professores de Física, assim como a professores que já estão no exercício da profissão. “No momento, estou traduzindo os capítulos dos autores espanhóis e nosso desejo é publicar o livro também no Brasil”, conta Gebara.

A obra foi estruturada entre agosto de 2016 e julho de 2017, período em que Gebara realizou um pós-doutorado na UBU. “Todos os capítulos foram escritos nesse período”, conta a docente. “Praticamente todos os autores são professores universitários que, além de pesquisadores na área de ensino de Física, atuam em cursos de formação de professores”. Entre os autores, estão também Everton Lopes Batista, graduado em Licenciatura em Física do Campus Sorocaba da UFSCar, hoje repórter do jornal Folha de São Paulo; e Letícia Estevão Moraes, orientanda de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática de Gebara na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A professora explica que o convite para cada autor levou em consideração o interesse e a familiaridade com o tema. “Por exemplo, o capítulo sobre modelagem no ensino de Física foi escrito pelo professor Marco Antonio Moreira, renomado pesquisador brasileiro que há tempos se dedica a esse assunto”. “Esse livro, particularmente, foi planejado em função de algumas das disciplinas que ministro no curso de Licenciatura em Física do campus de Sorocaba. Todas as estratégias apresentadas são discutidas nessas disciplinas”, conclui a docente da UFSCar.