Unesco abre inscrições para o Prêmio Kalinga
O Prêmio Kalinga para a popularização da Ciência 2011 está com as inscrições abertas. Concedido a cada dois anos, a premiação pretende recompensar o esforço individual para ajudar a interpretar a pesquisa, a ciência e a tecnologia para o público. Podem concorrer escritores, editores, locutores de rádio, diretores de programa de televisão, ou produtores de cinema. O vencedor receberá um certificado, medalha de prata, um montante no valor de US$ 25 mil, além de viajar para a Índia .
A viagem para deverá durar entre duas e quatro semanas para familiarizar-se com a vida e da cultura indiana, a investigação, as instituições de ensino, bem como o desenvolvimento da indústria e da economia daquele país. O vencedor fará palestras em inglês e participará de reuniões para apresentar os recentes progressos da ciência e da tecnologia, bem como os impactos sociais, culturais e educacionais da ciência moderna.
O prêmio é financiado pela Fundação Kalinga Trust, pelo Governo do Estado de Orissa, na Índia, e pelo Governo da Índia, Departamento de Ciência e Tecnologia. A cerimônia de entrega acontece em novembro deste ano. O candidato deve ter contribuído para o conhecimento do papel da ciência, tecnologia e pesquisa para a melhoria do bem-estar público, o enriquecimento do patrimônio cultural das nações e as soluções para os problemas da humanidade. Por tratar-se de um prêmio individual, t rabalhos coletivos não serão considerados.
As candidaturas devem ser apresentadas ao diretor-geral, por intermédio dos governos dos Estados-Membros, em consulta com suas comissões nacionais, e através de organizações não-governamentais que mantenham relações formais com a Unesco. Cada Estado-Membro poderá designar um candidato. As indicações para o Prêmio Kalinga devem chegar a Unesco, no endereço: Divisão de Ciência Política e Desenvolvimento Sustentável, setor de Ciências Naturais, a Unesco, 1, rue Miollis, 75732 Paris Cedex 15, França, até 15 de junho de 2011 .
Documentos
Cada candidatura deve ser acompanhado de uma recomendação por escrito , que incluirá cinco cópias dos seguintes documentos, em inglês ou francês: descrição dos antecedentes do candidato; formulário de inscrição; resumo da obra, ou os resultados dos trabalhos sobre a popularização da ciência, incluindo publicações e outros materiais de apoio; e descrição de como o trabalho do candidato tem contribuído para a popularização da ciência .
Saiba mais neste link . http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/science-popularization/how-to-apply/