União Europeia oferece a pesquisadores bolsa para intercâmbio em empresas

União Europeia oferece a pesquisadores bolsa para intercâmbio em empresas
julho 12 12:18 2016

foto IrlandaO intercâmbio dura de 12 a 24 meses. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 14 de setembro

Pesquisadores com doutorado ou pós-doutorado têm a oportunidade de conhecer de perto como se produz e se faz negócios lá fora. Por meio do programa Marie Sklodowska Curie Actions (MSCA), a União Europeia (UE) oferece uma linha de apoio ao intercâmbio de pesquisadores em instituições não acadêmicas, como empresas, start-ups e incubadoras, instaladas na Europa ou em países associados à UE. A iniciativa foi chamada de European Fellowship Society & Enterprise Panel.

São oferecidos ao todo € 10 milhões, cerca de R$ 40 milhões, em recursos ao incentivo à mobilidade dos pesquisadores. Para concorrer, é preciso ter doutorado ou pós-doutorado, estabelecer contato com a instituição não acadêmica de interesse e, por fim, elaborar, com ela, um projeto de pesquisa a ser submetido à comissão do programa. Caberá à instituição anfitriã a responsabilidade pelo gerenciamento da bolsa concedida ao pesquisador brasileiro. Ele também terá à disposição verba para gestão, networking e pesquisa.

Na lista de instituições não acadêmicas que participam do intercâmbio estão pequenas e médias companhias, privadas e estatais, incluindo start-ups e incubadoras; organizações sem fins lucrativos; instituições filantrópicas; e organizações culturais. A mobilidade é permitida a todas as áreas do conhecimento, com exceção dos segmentos de pesquisa abrangidos pelo Tratado Euratom.

Uma plataforma on-line auxilia os pesquisadores a encontrar potenciais instituições interessadas em acolhê-los. É o Net4Mobility, http://www.net4mobility.eu/eoi.html. Lá é possível encontrar a rede de todos os pontos de contato (NCPs) do programa MSCA. “O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) faz parte deste projeto e facilita este matchmaking, fornecendo assistência para pesquisadores e instituições que precisam de orientações e suporte para encontrar parcerias”, afirma a assessora para Cooperação Internacional Brasil–União Europeia do Confap e Ponto de Contato (NCP) das MSCA no Brasil, Elisa Natola.

A assessora ressalta que é a primeira vez que a União Europeia abre uma linha especial de apoio à mobilidade acadêmica que visa fortalecer o empreendedorismo e a inovação, além de incentivar a aproximação da academia à iniciativa privada. “O suporte é voltado a pesquisadores que desejam desenvolver seus projetos em local não acadêmico e que buscam, no contato com empresários estrangeiros, fazer parceiros comerciais e promover o crescimento do seu segmento de atuação”, diz Elisa.

Incentivo à pesquisa – O MSCA é um programa de financiamento da União Europeia (UE) voltado ao fomento da excelência científica, que se enquadra no universo do Horizonte 2020. Maior iniciativa de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020 tem como prioridade o fomento ao avanço de pesquisas e ideias por meio de uma abordagem aberta e que objetive o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nível mundial, a fim de se prover o crescimento econômico e sustentável. 

Além dos 28 países que integram a União Europeia há ainda mais 15 associados que também podem ser convidados para o intercâmbio empresarial. Na lista estão Albânia, Bôsnia Herzegovina, Ilhas Faroe, Macedônia, Geórgia, Islândia, Israel, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Turquia, Tunísia e Ucrânia.

Mais informações sobre esta linha de apoio e as demais que compõem o programa MSCA estão disponíveis nos links:
https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-section/marie-sklodowska-curie-actions

no http://ec.europa.eu/research/participants/data/ref/h2020/wp/2016_2017/main/h2020-wp1617-msca_en.pdf

e no http://ec.europa.eu/euraxess/index.cfm/links/eurRes/brazil

Para assistência e orientações ligadas ao edital, a assessora internacional Elisa Natola está disponível no e-mail: horizonte2020@confap.org.br.

Fonte: FAPERJ
Foto: AFP PHOTO / FREDERICK FLORIN

  Categorias: