Univesp terá graduação em ciências

Univesp terá graduação em ciências
abril 06 12:24 2010

foto_dentro11994_1A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá, a partir de 2011, a sua primeira graduação no âmbito do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Trata-se da Licenciatura Semipresencial em Ciências, curso de graduação inédito no país, que terá 360 vagas, duração de oito semestres e será oferecido simultaneamente em quatros polos da USP, nas cidades de São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Segundo a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, o novo curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na educação básica, com foco na educação científica. A nova graduação terá cerca de 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância, possibilitando que professores em exercício possam cursá-la.

O novo curso fará uso intensivo das novas tecnologias de comunicação e de informação e abrangerá diversas áreas das ciências, contribuindo para a formação dos professores de modo a aperfeiçoá-los em relação à evolução das ferramentas voltadas para o ensino.

O aluno terá de cursar uma carga horária total de 2.835 horas, dividida em oito módulos temáticos. Cerca de 1.800 horas correspondem aos conteúdos de formação, 405 horas são referentes ao estágio supervisionado e 210 horas serão destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais.

As atividades presenciais e não-presenciais serão subsidiadas por material impresso, articuladas com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e na programação da Univesp TV, construída sob a coordenação dos professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

O curso de Graduação em Ciências é o segundo no âmbito da Univesp, criada em outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas e com o Centro Paula Souza. Desde o início do ano está em funcionamento o curso de Graduação em Pedagogia Semipresencial, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

  Categorias: