VI Jornada de Extensão Universitária começa em São Luís

VI Jornada de Extensão Universitária começa em São Luís
setembro 26 14:03 2013

JOEXsite

Teve início na noite desta quarta-feira (25) a VI Jornada de Extensão Universitária da Universidade Estadual do Maranhão (JOEX), que recebe apoio da FAPEMA, por meio do edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos – AREC. A solenidade de abertura do encontro, que vai até o dia 27, aconteceu no Centro de Convenções do Campus Paulo VI.

Com o tema “Universidade e Comunidade: conectando conhecimentos”, a Jornada tem como objetivo fortalecer a relação entre as atividades essenciais da Universidade: ensino, pesquisa e Extensão, além de intensificar o contato entre a academia e a sociedade, contribuindo para o cumprimento de sua função social. “A sociedade precisa do conhecimento gerado pela comunidade acadêmica que tanto tem contribuído para que a população do estado tenha dias melhores.E é na Extensão que podemos materializar o que a universidade vem produzindo. Essa área tem crescido muito. Os esforços têm sido muito grandes para que a Extensão universitária floresça, já que, além de contribuir na formação dos alunos, ajuda a desenvolver o espírito de cidadania. Ou seja, fazer Extensão é mostrar o compromisso da universidade com a melhoria do ensino”, disse o reitor da UEMA, José Augusto Oliveira.

O evento, que é uma realização da UEMA por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), nos três dias de mesas redondas, apresentações orais e em pôsteres de projetos de Extensão e palestras, vai focar suas discussões no papel da Extensão, um dos pilares do ensino, e em sua importância para a sociedade. “O evento representa para os estudantes o ponto de culminância de seus trabalhos, no qual os bolsistas podem perceber a relevância e os resultados da Extensão no meio social. Além de ser imprescindível para obtenção do certificado como extensionista da UEMA”, falou a coordenadora do evento e pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira.

Enquanto aguardavam a abertura do evento, que teve direito à participação das Caixeiras do Divino Espírito Santo, os participantes foram contemplados com doses de poesia. A ação fez parte do projeto de Extensão “Poesia Sussurrada”, em que universitários de Letras, Química, Matemática e outros cursos recitavam baixinho ao pé do ouvido sonetos de nomes consagrados como Gonçalves Dias, Cora Coralina, Clarice Lispector e Luís de Camões.

O evento, que recebe apoio da FAPEMA, representada na solenidade pela diretora-administrativa da Fundação, Stael Chaves, teve o primeiro dia encerrado com a palestra da professora do curso de Arquitetura, Marluce Wall de Carvalho Venâncio, que abordou o tema da Jornada. “A Extensão universitária é uma atividade de cunho científico, cultural e educativo, que transforma a sociedade e também transforma a própria universidade por meio dessa interação”, explicou.

 

  Categorias: