Vice-governador e secretários se reúnem com comissão executiva local da 64ª SBPC

março 19 19:18 2012

O vice-governador Washington Luiz Oliveira se reuniu, nesta segunda-feira (19), no Palácio Henrique de La Rocque, com membros da comissão executiva local da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro contou com a participação de secretários estaduais e teve como objetivo discutir estratégicas para a realização da 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

“Estamos garantindo total apoio ao evento que vai reunir a inteligência maranhense juntamente com o mundo acadêmico brasileiro, além de pesquisadores e cientistas internacionais”, declarou Washington Luiz. Ele ressaltou que, no evento, o Governo do Estado vai estar presente em um grande estande apresentando todas as iniciativas desenvolvidas pelas secretarias. Uma comissão foi definida para discutir a organização dos trabalhos a serem apresentados no espaço. “É um evento grandioso e que vai acontecer num momento importante para a nossa cidade, que comemora 400 anos”, acrescentou o vice-governador.

A estimativa é que o evento reúna 20 mil pessoas/dia em conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também serão realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). O público alvo do evento são cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.

A reunião também contou com a participação dos secretários estaduais Olga Simão (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Aluísio Mendes (Segurança Pública), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania), Luis Henrique Bulcão (Cultura), Jura Filho (Turismo), Carla Georgina (adjunta de Comunicação Social), Rosane Guerra (presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema); o reitor da Ufma, Natalino Salgado; o vice-reitor, Antônio Oliveira; a secretária executiva local da SBPC, Margarete Cutrim; entre outros representantes da comunidade científica.

Edital – Olga Simão revelou que, além de recursos para melhoria da infraestrutura do campus da Ufma e para a realização da SBPC Jovem, o Governo do Estado, por meio da Fapema, também está lançando edital para financiamento de atividades durante o evento. Em dezembro do ano passado, o governo assinou com a Ufma convênio no valor de R$ 1,9 milhão para dotar de infraestrutura necessária a Expo T&C, evento paralelo que acontecerá durante a 64ª SBPC. “Esse é o momento de articular todas as ações a serem desenvolvidas pelas secretarias”, revelou Olga Simão.

O secretário Luis Bulcão garantiu o trabalho de difusão da cultura integrada com as de ciência e tecnologia. “As artes cênicas, música, literatura, dança, todas as culturas populares serão apresentadas nos espaços disponíveis”, declarou.  Já o secretário de Turismo, Jura Filho, assinalou que o momento será utilizado para divulgação do potencial turístico do Maranhão. “As belezas naturais, os Lençóis Maranhenses e o rico patrimônio cultural de São Luís serão amplamente divulgados”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, revelou que as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Detran estarão trabalhando em conjunto durante o período para garantir tranqüilidade aos participantes do evento. “Atuaremos não apenas no Campus da Ufma, mas também nas áreas turísticas e de maior movimentação. Além disso, estaremos utilizando, em fase de teste, câmeras de videomonitoramento que estarão efetivamente instaladas em diversos pontos de São Luís até o final de dezembro”, anunciou.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado, enfatizou que a 64ª SBPC, com o tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, representa um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. “Esse é um dos maiores eventos científicos da América Latina, requer uma organização eficiente e o apoio do governo estadual tem sido fundamental”, destacou.

 

 

Тогда "Скачать adobe flash player 8"я тоже иду с вами,-заявил Аберкромби.

Теперь "Опера для виндовс xp скачать"понятно, откуда эта ноющая пустота внутри, проворчал Бронзини, "Книга вся власть народу"и неловко рассмеялся.

Драгоценные камни, статуи, "Скачать славянский шрифт"вырезанные из янтаря и нефрита.

Он сам "Орифлейм новый каталог бизнес класс"еще до войны говорил с "Скачать пак текстур"господином окружным начальником о том, что начальник "Tstport inter security keygen"должен всеми силами поддерживать свой авторитет.

Для него это "Парк горького скачать альбомы"все равно, что "Рада рай скачать"иметь всего один банковский счет.

Но на "Чертежи автомобилей ваз"лицах людей нет сострадания, одно лишь любопытство.

  Categorias: