Vice-governador Washington Luís visita SNCT elogia a mobilização em prol da Ciência e Tecnologia

Vice-governador Washington Luís visita SNCT elogia a mobilização em prol da Ciência e Tecnologia
outubro 25 17:53 2013

Foto 6 Vice Governador visita Sncp foto Silvania CastroO vice-governador Washington Luís visitou nesta sexta, 25, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, montada na Cidade da Ciência no Shopping São Luís. Acompanhado do Secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa; do secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Helluy, o secretário adjunto da UNIVIMA José Ribamar Torres entre outras autoridades, ele percorreu os stands e conheceu as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no estado na aplicação das novas tecnologias e saberes científicos.

O Maranhão é o detentor do recorde de atividades da SNCT em 2012, entre os nove estados do nordeste e ocupa o quinto lugar em todo o país. A meta com as atividades da Semana é superar esse número. O secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, avalia como positivo o evento. “Tudo está sendo muito proveitoso para os estudiosos da ciência. o grau de satisfação é muito bom, os inventos científicos e as palestras tem o nível elevado a prova de que a sectec, a FAPEMA e os demais parceiros acertaram no desenvolvimento desse trabalho”.

O vice-governador, Washington Luís, elogiou a iniciativa das ações que estão promovendo o intercâmbio desse conhecimento científico. “Dá um ânimo a gente perceber as iniciativas que as instituições no Maranhão estão realizando, os estudantes e professores envolvidos na produção científica se sentem estimulados, especialmente quando veem essa interação com a sociedade, que a Semana de Ciência e Tecnologia permite”, diz.Foto 3 Vice Governador visita Sncp foto Silvania Castro

E essa interação, o vice-governador pôde acompanhar de perto. No primeiro stand que conheceu, recebeu informações do projeto Enova, que utiliza a energia limpa, captada do sol, que é convertida em eletricidade e para ser utilizada em eletrodomésticos e lâmpadas. “Vejo que o Maranhão está produzindo muito e com qualidade as ações de ciência e tecnologia . Nós precisamos mostrar as experiências positivas que o nosso estado está realizando e a Semana cumpre bem esse papel de divulgar a excelência dessas atividades”, reforçou.

Entre as atividades que mais chamaram a atenção durante a visita da comitiva à SNCT, foi a demonstrações de funcionamento de uma cadeira de rodas, a Parabike, que estava exposta no stand da Inovação. O invento é um sistema híbrido formado por uma bicicleta e uma cadeira de rodas que auxilia na locomoção de quem tem mobilidade reduzida. Dentre as vantagens, está o custo de comercialização do produto, que é bem mais barato do que os modelos já existentes no mercado. “Uma cadeira de rodas elétrica custa R$ 7 mil reais. A Parabike terá um custo de no máximo R$ 700,00”, declarou o inventor Celso Oliveira.

Foto 5 Vice Governador visita Sncp foto Silvania CastroEm seguida, o vice-governador e a comitiva foram conhecer o projeto Semente Digital, que também conta com o apoio da FAPEMA, e que permitiu a realização de um passeio virtual pelas belezas do centro histórico de São Luís, capital patrimônio da humanidade. Ele também aproveitou para ouvir explicações de técnicos e professores da Secretaria de Educação, que falavam sobre o Projeto de Mediação Tecnológica, que permite levar educação e conhecimento a estudantes, através de videoconferências, nos locais de difícil acesso no interior do estado, evitando que crianças e jovens fiquem sem aulas.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Vejo isso com muito entusiasmo, pela forma tão precisa pela qual estamos produzindo ciência e tecnologia em nosso estado”.

Já no Estaleiro Escola, o vice-governador pôde ver as réplicas de embarcações típicas do nosso estado, inclusive a Canoa Costeira Maranhense, produzida de maneira artesanal e que se tornou Patrimônio Cultural do Brasil, declarado pelo IPHAN.

  Categorias: