Workshop de Design Sprint marca início da 2ª fase do ciclo de aceleração de startups
Fonte: Secti
Texto: Mayara Moraes
Fotos: Igor Santana
02/05/18
Quatorze empresas inovadoras do Maranhão, as chamadas startups participaram do Workshop de Design Sprint realizado no Casarão Tech Renato Archer. O evento marcou o início da segunda fase do ciclo de aceleração das startups selecionadas para participar do programa Inova Maranhão.
O treinamento intensivo com a participação de especialistas em design de produto durou cerca de vinte horas e tratou sobre práticas de estratégias de negócios, identificação de desafios, definição de hipóteses, entre outras temáticas.
Comandado pelos Google Developer Experts, Bianca Ximenes e Daniel Freitas, o workshop deu aos membros das startups orientações valiosas para o desenvolvimento dos trabalhos. “Nós damos para eles dados para que consigam validar por meio de ações práticas os principais problemas que eles tem hoje. O workshop é uma forma rápida de se criar e validar soluções para os principais problemas que eles estão enfrentando”, explicou Daniel Freitas.
O secretário Adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz esteve presente no início da nova fase do programa e destacou a importância do momento. “Durante a primeira fase nós tivemos 67 projetos que foram acompanhados nessa fase de pré-aceleração para que eles pudessem amadurecer o seu modelo de negócio, descobrir exatamente qual seria a sua proposta. Agora, nessa segunda fase selecionamos 14 projetos que conseguiram amadurecer bastante os projetos e agora vão desenvolver o seu negócio. A ideia é que até o início de 2019 nós tenhamos empresas com uma atuação efetiva no mercado com um produto definido e um bom portfólio de clientes”, ressaltou.
Próximos passos
Foram selecionadas para a segunda fase do edital Nº 034/2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, dez empresas de São Luís e quatro do interior do Estado.
Durante o 2º Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do Inova Maranhão as startups selecionadas passarão por um processo de aceleração e encubação de empresas. Durante dez meses os jovens empreendedores contarão com mentorias direcionadas ao desenvolvimento de tecnologias e mercados específicos.
Com um acompanhamento em grupo e também individual, as startups vão aprender mais sobre modelo de negócios, marketing e vendas, plano de investimento, entre outros.