Workshop internacional de cooperação em pesquisa é apoiado pela FAPEMA

Workshop internacional de cooperação em pesquisa é apoiado pela FAPEMA
agosto 21 15:45 2013

Arizona

Acontece amanhã e vai até o dia 23 de agosto, sexta-feira, o I Workshop Internacional de Cooperação de Pesquisa e Educação, o UEMA_UofA@’13. O evento é uma parceira entre a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e a University of Arizona, nos Estados Unidos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA apóia o workshop que é o resultado do acordo de cooperação acadêmica firmado entre as duas instituições, através de seus reitores, José Augusto e Ann Weaver Hart, respectivamente da UEMA e Universidade do Arizona.

O tratado e o workshop têm como objetivo facilitar e aumentar o tráfego de pesquisa em educação entre as duas universidades. A coordenação do workshop frisa a necessidade de envolvimento dos agentes educacionais para a melhoria e avanço das pesquisas. Através da “motivação de professores e estudantes estaremos coordenando um amplo esforço de articulação e mobilização da comunidade acadêmica da UEMA e da delegação da Universidade do Arizona”, explica a coordenação do evento.

O UEMA_OofA@’13 oferecerá, durante os dois dias de programação, palestras e incentivos voltados à identificação das afinidades e disparidades entre as duas instituições de ensino, afim de atender as demandas existentes. Painéis técnicos, por exemplo, serão usados como importante ferramenta de interação e capacitação dos acadêmicos, ao lado de mesas-redondas, palestras de trabalho e oficinas. Todas as atividades, segundo a coordenação do evento, “serão conduzidas de modo a facilitar a interação entre os pesquisadores da UEMA e da UofA, principalmente entre os grupos detentores de tecnologia”.

Foram convidados professores com Ph.D de diferentes centros de pesquisa e ensino, entre eles: Barron Orr, Diretor Associado ao programa espacial da UofA na Agência Aeroespacial Americana (NASA) e Donald R. Nelson, professor de Antropologia da Universidade da Geórgia e professor adjunto na UofA.

  Categorias: