Workshop internacional promoverá discussões sobre ciência cooperativa, tecnologia e educação

Workshop internacional promoverá discussões sobre ciência cooperativa, tecnologia e educação
agosto 25 14:55 2017

 

bannerO diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, será moderador da mesa-redonda “A   internacionalização como estratégia para o fortalecimento da educação e da pesquisa” que integra a programação do primeiro MCAA Workshop entre Brasil e Europa: construindo um futuro sustentável baseado na ciência cooperativa, tecnologia e educação. O evento, que tem o apoio da Fapema, acontece pela primeira vez no Brasil. A abertura será no dia 27 de setembro, no Auditório  Central da Universidade Federal do Maranhão.

O Breuw tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de indústrias farmacêuticas e de biotecnologia e contará com a participação de professores de universidades de vários estados brasileiros e pesquisadores da União Europeia para compartilharem suas experiências. O evento tem como objetivo apoiar o processo de internacionalização dos institutos de ensino superior maranhenses e de outras regiões do Brasil.

Também consta na programação, que se estende até o dia 29, as mesas-redondas “Cooperação academia-indústria por meio da pesquisa e inovação”, moderada pelo membro do MCAA, Daniel Praeg; e “As Ações Marie Sklwodoska Curie como catalisador do intercâmbio Brasil-Europa”, moderada pela filiada do instituto de pesquisa Euraxess Brasil, Charlotte Grawit.

Haverá ainda conferências com professores de universidades nacionais e internacionais para debater sobre diversos assuntos, como biomedicina, produtos farmacêuticos naturais, oportunidades e desafios das indústrias farmacêuticas brasileiras e aplicações biotecnológicas de cianobactérias.

“O primeiro MCAA Breuw é uma excelente oportunidade para os alunos e profissionais maranhenses conhecerem as oportunidades de mobilidade nacional e internacional, bem como opções de fomento público e privado brasileiras e europeias. Além disso, busca incentivar a criação de redes de contato com profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento e a aproximação com empresas de referência”, disse o coordenador do evento, Leonardo Teixeira Dall’Agnol, professor dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) e em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da UFMA.

Saiba mais

A Marie Curie Alumni Association (MCAA), criada em 2017, é uma associação internacional criada para reunir todos os pesquisadores bolsistas e ex-bolsistas beneficiados com o financiamento do programa Marie Skłodowska Curie Actions (MSCA) da União Europeia, um encorajador da mobilidade internacional entre pesquisadores que já financiou 50 mil bolsistas.
A versão brasileira da MCAA tem por objetivo promover uma rede entre pesquisadores brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil, criando um ambiente interdisciplinar por meio de eventos e outras ações que visam à troca de conhecimentos entre os pesquisadores, além de realizar a divulgação de pesquisas.

  Categorias: