Workshop vai discutir cadeia do arroz no estado

Workshop vai discutir cadeia do arroz no estado
maio 07 15:55 2013

ARROZz

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Maranhão manterá, durante a safra 2012/2013, a posição de terceiro maior produtor de arroz do Brasil. A previsão é de que sejam colhidas, este ano, 685.400 toneladas de grãos, representando um aumento de 46,5% em relação à safra 2011/2012.

Para ampliar o debate sobre o processo produtivo do arroz no estado, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vai realizar entre os dias 21 e 22 de maio o 1º Workshop de Valorização e Inovação da Cadeia Produtiva do Arroz no Maranhão. O evento acontecerá na Assembleia Legislativa e é uma realização da universidade em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Embrapa.

Voltado para produtores rurais, profissionais e estudantes da área de ciências agrárias, fiscais agropecuários entre outros, o evento pretende discutir as ações do governo do Maranhão para fomentar a cadeia produtiva do arroz no estado. A ideia também é incrementar a pesquisa na rizicultura e discutir a realidade regional da cultura deste grão.

Além disso, serão apresentadas as ações da indústria para fomentar a cadeia produtiva do arroz no estado; o melhoramento genético e a modernização do cultivo; e a participação da agricultura familiar no processo de produção do arroz, desde o plantio até a pós-colheita.

Técnicos que conhecem a realidade dessa cultura, além de professores da UEMA e o professor Manlio Fernandes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) estão entre os palestrantes.

O Workshop da Cadeia do Arroz foi elaborado e aprovado junto à Fapema. Colaboraram para a aprovação do projeto Joseane Rodrigues de Souza, pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional (FapemaCNPq), da Universidade Federal do Maranhão – Campus de Chapadinha; Ilka South de Lima Cantanhêde, coordenadora do Doutorado em Ciência Animal, Programa Dinter entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e IFMA – Campus Maracanã; e Carlos Magri Ferreira, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.

Inscrições – Para mais informações sobre o evento e inscrições, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, no telefone (98) 3244.0419 e nos emails: jln.aguiar@yahoo.com.br e joseaneagro@yahoo.com.br. As inscrições são gratuitas.

  Categorias: