X Colóquios Fapema

X Colóquios Fapema
maio 25 14:14 2009

banner_radio_inovacaoFapema recebe delegação francesa e realiza Colóquios dentro da programação do Ano da França no Brasil

 

“Comme on voit sur la branche au móis de Mai la rose,
…Embaumant les jardins et les arbres d’odeur;
Mais, battue ou de pluie ou d’excessive chaleur”

“Como se vê nos galhos, em pleno maio, a rosa
…Perfumando os jardins e as árvores de odor
Mas atingida pela chuva ou calor excessivo”
Pierre de Ronsard

São Luís estará mais charmosa nestes dias. O poema de Pierre de Ronsard, clássico autor francês, retrata bem a cidade que abrigará uma turma de 44 estudantes e professores franceses. A cidade está em plena comemoração do Ano da França no Brasil e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema – coordena atividades que promoverão trocas de experiências entre as nações de uma forma peculiar: com o foco de incentivar ações que tenham continuidade e que permitam o fomento de pesquisa no Estado, com cooperação técnica entre os dois países.

O projeto “Atelier de Criação Urbana” tem o objetivo de estimular o intercâmbio entre as Universidades Estadual do Maranhão e a Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée (UPEMLV), envolvendo os departamentos de Engenharia Urbana e de Arquitetura e Urbanismo e em torno de 350 alunos e professores das duas instituições. A intenção do intercâmbio é a elaboração de projetos de requalificação de espaços urbanos. O coordenador do projeto é o professor Alex Oliveira, coordenador do Departamento de Arquitetura da UEMA.

Durante o desenvolvimento desta atividade, a Fapema oferecerá o X Colóquios Fapema, com foco nos alunos e estudantes de engenharia e arquitetura. Nesse momento de discussão, o professor Phelipe Andrés da Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) explanará os projetos de interesse de São Luís. Na intenção de trocar experiências, o francês François Monjal (UPEMLV) falará a respeito da visão européia do projeto urbano. O Colóquios Fapema acontecerá na próxima terça, dia 26 de maio, no Auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, no Centro Histórico, a partir das14h.

“Um momento único em que uma Fundação de Amparo à Pesquisa tem seu papel cumprido, promovendo a união de experiências em prol do desenvolvimento de pesquisas. A Fapema apóia esta idéia e parabeniza a UEMA pelo esforço e inovação da iniciativa”, ressalta a Profª Drª Rosane Guerra, Diretora-Presidente da Fapema.

  Categorias: