Aberta 3ª edição do Ateliê Equinox

novembro 23 19:44 2011

Foi aberto ontem (22), no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a terceira edição do projeto Atelier Internacional de Criação Urbana, Equinox.

O Atelier Equinox é uma experiência de intercâmbio internacional concebida por uma equipe pedagógica mista de professores e pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Uema e do Departamento de Engenharia Urbana da Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée. Uma experiência pensada como laboratório dedicado à inovação urbana, como momento de experimentação.Equinox

O projeto tem como finalidade mostrar como uma atividade projetual focada na fase de concepção, precisamente na sua criação, pode ser usada para o debate de ideias, utopias, futuros possíveis ou simplesmente para o enriquecimento do espectro de propostas entre alunos de realidades urbanas diferentes, mas tocados da mesma maneira por problemas que interferem na vida do homem nas cidades. “A ideia é transformar inquietações individuais dos alunos com relação à cidade em esforços coletivos na elaboração de projetos possíveis”, explica Alex Oliveira, coordenador do evento.

Na abertura do evento, o professor Dr. Sílvio Zancheti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou uma palestra com o tema “Continuidade e inovação: a conservação dos valores patrimoniais urbanos”. O propósito da edição deste ano é direcionado exatamente para o aprimoramento de sua concepção pedagógica e metodológica, visando à concepção da versão 2012, que voltará para a cidade de São Luís no ano da comemoração de seus 400 anos.

Esta é a terceira edição do Atelier. A primeira e a segunda aconteceram em São Luís e na França, respectivamente. “Vejo este momento como de extrema relevância, porque o processo de avaliação descortina novos propósitos, que são importantes, principalmente, para os estudantes, sendo fundamentais para a formação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo”, destacou José Augusto Oliveira, Reitor da UEMA.

No Atelier realizado na França, em 2010, os estudantes brasileiros projetaram a cidade de Mont de Marsan. A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra, destacou a grandiosidade do projeto. “A FAPEMA apoia e incentiva este projeto desde a sua primeira edição, pois sempre abraça projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado”.

O Atelier Internacional de Criação Urbana, Equinox, é uma realização da UEMA e tem o apoio da FAPEMA, Université Paris-Est e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

  Categorias: