Aberto VI Seminário do Programa de Pesquisa em Biodiversidade

Aberto VI Seminário do Programa de Pesquisa em Biodiversidade
dezembro 11 20:29 2013

DSC 3648Foi aberto ontem (10), o VI Seminário do Programa de Pesquisa em Biodiversidade, o PPBio. O encontro, que é promovido em um Núcleo Regional diferente a cada ano, em 2013, está sendo realizado em São Luís, no Rio Poty Hotel, até o dia 13.

Ativo na Amazônia desde 2004, o programa tem como objetivo desenvolver uma estratégia de investimento em Ciência e Tecnologia que priorize e integre competências em pesquisa e transferência de conhecimento em biodiversidade dentro da região, descentralizando as ações de pesquisa através dos Núcleos Regionais.

Com o tema “Conservação e restauração da biodiversidade para uma sociedade sustentável”, o seminário busca alertar para a importância das Unidades de Conservação (UC’s) do arco do desmatamento, incluindo a Rebio Gurupi na conservação da biodiversidade, e refletir sobre como reverter as consequências da perda desta biodiversidade sobre a qualidade de vida da população.

A abertura do seminário foi marcada pela apresentação do sistema de informação SINBio, feita pelo Dr. Marcos Paulo Sousa, do Museu Paraense Emilio Goeldi. “O sistema, que está em sua segunda versão, entre outras coisas, reúne e informatiza informações geradas nos inventários do PPBio, a fim de consolidar e disponibilizar o conhecimento”, explicou Marcos Paulo Sousa.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, representada no evento pela diretora-presidente, Rosane Guerra, disponibiliza uma série de editais destinados à conservação da biodiversidade. Um deles, o CBIOMA, é voltado exatamente para manutenção, melhoria e ampliação das coleções biológicas. “Esta é uma forma de pesquisar, difundir e conservar a biodiversidade do estado”, explicou.

Atualmente, o PPBio conta com seis núcleos regionais na Amazônia oriental, cobrindo, além do estado do Maranhão, o Pará, Amapá Tocantins e Mato Grosso. Desde 2007, a rede organiza o seminário anual, onde são apresentados os resultados do programa e trazidos à comunidade temas importantes para discussão e debate, relacionados ao conhecimento e conservação da biodiversidade.

Para o reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, José Augusto Oliveira, os seminários do PPBio contribuem para a difusão do conhecimento e para a internalização na sociedade dos temas relacionados a biodiversidade amazônica. “Não há dúvidas de que após o término deste encontro, o programa estará muito mais fortalecido”, disse.

  Categorias: